Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Portugal longe da meta europeia no abandono escolar precoce

Os dados de 2013 relativos ao abandono escolar precoce colocam Portugal (19,2%) na cauda Europa (11,9%) e a uma distância significativa da meta estabelecida para 2020, que é inferior a 10%, alerta o Conselho Nacional de Educação.

Portugal longe da meta europeia no abandono escolar precoce
Notícias ao Minuto

07:22 - 20/09/14 por Lusa

País 2020

De acordo, com os dados inscritos no relatório "Estado da Educação", publicado hoje pelo CNE, seis por cento da população portuguesa com 15 anos ou mais não possui qualquer nível de escolaridade.

"Embora as taxas de analfabetismo coloquem em desvantagem os concelhos que têm a população mais envelhecida, não pode ignorar-se o elevado número de analfabetos existente nos concelhos do litoral, com núcleos urbanos e periurbanos mais desenvolvidos", lê-se no documento.

O CNE, órgão consultivo do Ministério da Educação, defende que a prevenção do abandono precoce deverá passar pela promoção das aprendizagens e do sucesso escolar, ainda no pré-escolar e nos primeiros anos do Ensino Básico, através de estratégias que envolvam a escola, os professores e o contexto social e familiar dos alunos.

O Conselho nota que em 20 anos (de 1991 a 2011), a escolaridade média dos portugueses aumentou 2,8 anos, passando do nível do 1º ciclo para um nível ligeiramente acima do 2º ciclo, enquanto a escolaridade média dos pais dos alunos que frequentam o sistema de ensino subiu de seis anos e meio em 1991 para mais de dez anos em 2011.

"A escolaridade média dos portugueses (7,4 anos em 2011) ainda está muito aquém do número de anos da escolaridade obrigatória de nove anos", observa o CNE, reportando-se àquela data. Hoje, a escolaridade obrigatória é de 12 anos ou até aos 18 anos.

Os conselheiros frisam que as médias mais baixas de escolaridade e a maior desigualdade de distribuição da educação surgem essencialmente nos concelhos "em risco de desertificação afetados por interioridade ou insularidade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório