O cardeal português Manuel Clemente, um dos 133 cardeais eleitores no conclave que elegeu o Papa XVI, afirmou, esta quinta-feira, que já havia "um perfil mais ou menos delineado daquilo que era a expectativa da Igreja do novo Papa" e destacou que há um conjunto de "circunstâncias que auguram um pontificado feliz".
"Os cardeais tiveram ocasião de falar, de passar as suas opiniões e ideias, as suas expectativas. Trouxeram as expectativas das suas terras, dos seus países, das suas culturas. Daí que, quando chegamos a estes dias de conclave, já tínhamos muita conversa feita e um perfil mais ou menos delineado daquilo que era a expectativa da Igreja do novo Papa", indicou, em conferência de imprensa, acrescentando que tal "explica porque é que em dois dias foi possível chegar a uma eleição".
"Correu tudo de uma maneira muito calma, muito amistosa", destacou.
Manuel Clemente explicou ainda que a demora em sair o primeiro fumo negro, na quarta-feira, deveu-se ao facto de não terem começado logo a votar, uma vez que começaram por ouvir "uma exposição demorada sobre o que é o papel do Papa".
"Começámos por ouvir o cardeal Cantalamessa a fazer uma exposição demorada, muito bem feita, acerca do que é o papel do Papa nos tempos que correm, dentro da Igreja e da Igreja para o mundo", disse, acrescentando que "as votações são relativamente demoradas porque é um a um".
O cardeal considerou ainda que o novo Papa tem "um conjunto de circunstâncias muito propícias" ao seu papel, incluindo que, apesar de ser norte-americano de "nascença", tem outras nacionalidades e desempenhou outros vários papéis na Igreja Católica.
"É dito como um homem de escuta, muito treinado nesta capacidade de acolher com calma e serenidade o que os outros dizem. Há um conjunto de circunstâncias que auguram um pontificado feliz", acrescentou.
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito Papa na quinta-feira, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o novo Papa pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Leia Também: Emoção e orgulho, lágrimas e aplausos fazem a festa do Papa em Chiclayo