Num comunicado enviado às redações, a ULS Amadora-Sintra explica que esta informação "corrige e atualiza" a que constava no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com a informação do Portal SNS, consultada pela agência Lusa às 11:30 de hoje, o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital Amadora-Sintra estaria encerrado no sábado e no domingo.
"A ULS Amadora-Sintra informa que a urgência (...) encontra-se em funcionamento esta sexta-feira, dia 2 de maio, tal como esteve em funcionamento durante o dia de ontem. O atendimento das utentes é feito através de referenciação prévia por parte do CODU/INEM. O mesmo sucederá durante o próximo fim de semana", indica.
Segundo a unidade hospitalar, a referenciação aos centros de orientação de doentes urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) "garante a adequada orientação das utentes para as unidades hospitalares com capacidade de resposta neste período".
A urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra vai manter-se referenciada no fim de semana, entre as 00:00 e as 08:00 e entre as 20:00 e a meia-noite, recebendo apenas casos de urgência interna ou referenciados pelo INEM ou pela linha SNS 24.
As escalas disponibilizadas no portal do SNS indicam ainda que cerca de 130 serviços de urgência estarão abertos em todo o país durante o fim de semana, a que se juntam cerca de 30 de ginecologia e obstetrícia que estarão a funcionar, mas no âmbito do projeto-piloto, que implica um contacto prévio das utentes com a linha SNS 24.
Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão e final de ano, e fins de semana prolongados.
As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.
Leia Também: Nove urgências do SNS encerradas no fim de semana