Numa nota publicada nas redes sociais, a Câmara recordou que a poupança de água é também essencial, "uma vez que os sistemas de abastecimento encontram-se condicionados e com pouca pressão, em consequência da falha elétrica, e a água está a ser fornecida através dos reservatórios".
"Considerando a situação atual em Portugal e na Europa, designadamente o apagão de energia elétrica que nos afeta particularmente, o Município de Viseu apela à comunidade para um consumo regrado e consciente de recursos essenciais ao quotidiano", revelou a autarquia.
O município apelou ainda à diminuição da produção de resíduos.
"A autarquia apela ainda ao uso ponderado dos números de emergência, para que as linhas possam estar desimpedidas e assegurar a resposta a situações críticas e urgentes. Neste momento, o Município encontra-se atento e a trabalhar de forma concertada, com outras entidades do concelho, com vista a garantir um funcionamento adequado dos serviços essenciais junto da comunidade".
A REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.
O apagão registou-se às 11h30 de Lisboa.
Leia Também: SIBS diz que serviços" estão operacionais dentro dos constrangimentos"