"A redução do desperdício de água, as melhorias na iluminação pública e a sensibilização de adultos e crianças para práticas sustentáveis, sustentaram a escolha de Loures pelo júri", indica, em comunicado, a organização do evento.
Segundo é referido na nota, a redução do desperdício de águas é feito através da reutilização das perdas das piscinas municipais, a melhoria na iluminação pública pela instalação de painéis solares e a sensibilização de adultos e crianças, devido à existência de um centro ambiental educativo.
"O júri decidiu distinguir este programa municipal por se tratar de 'uma política ambiciosa, bem desenhada e que contribui para progressos substanciais no domínio em que intervém'", acrescenta ainda a organização.
O prémio será entregue na sessão de encerramento do Fórum das Políticas Públicas 2025, que terá lugar no Iscte (Instituto Universitário de Lisboa) na terça-feira.
Além do projeto da autarquia de Loures, serão também distinguidas, com duas menções honrosas, um da Área Metropolitana do Porto (Política Metropolitana de Juventude), que representou um investimento de 369 mil euros, e outro da Câmara Municipal de Oeiras (Intervenção social com crianças e jovens através da música), num investimento de 416 mil euros.
Leia Também: CNE e ISCTE colaboram para detetar desinformação nas redes dos partidos