Este ano, o festival "traz como grande novidade a atribuição de um Galardão na sua Mostra Internacional de Curtas, que tem como tema central a saúde mental, reunindo obras que refletem sobre esta temática", refere a organização, em comunicado.
A 9.ª edição acontece entre 22 e 25 de maio em vários locais, entre os quais o Cinema São Jorge, o auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro e o Parque Hortícola de Telheiras.
Este ano, a programação inclui 'M-Click', "um novo conceito do festival, com apresentações de 10 minutos, no qual os convidados apresentam ideias disruptivas sobre a saúde mental, no que respeita à sua promoção, prevenção, entre outras".
As 'M-Talks', que combinam a exibição de filmes com debates, decorrem sob os temas 'Bullying e Luto' e 'Guerra e Conflito', e a atuação musical do festival, no 'My Story/My Song', ficará a cargo de Mimicat, que irá "interpretar canções que marcaram o seu percurso, abrindo espaço para um diálogo com o público, que pode interagir com questões".
A programação completa será divulgada em breve.
O Festival MENTAL é organizado pela associação sem fins lucrativos Safe Space Portugal, em coprodução com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.
Leia Também: PS quer medicina dentária e saúde mental como cuidados básicos do SNS