Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Surto na Madeira "está a caminhar para o fim", diz secretário regional

O secretário regional dos Assuntos Sociais na Madeira, Francisco Jardim Ramos, afirmou hoje que o surto de dengue na região "está a caminhar para o fim" e que o número de infectados vai ficar abaixo das estimativas.

Surto na Madeira "está a caminhar para o fim", diz secretário regional
Notícias ao Minuto

20:53 - 10/12/12 por Lusa

País Dengue

"Estou seguro em afirmar que caminhamos para o fim deste surto", declarou o governante madeirense numa conferência de imprensa conjunta de balanço da visita do ministro da Saúde, Paulo Macedo, à região.

Segundo o responsável, para esta conclusão contribuem a "evolução decrescente dos casos, a não hospitalização de nenhum doente neste momento e não haver nenhum óbito", além de se ter registado uma redução na ocupação das armadilhas montadas para monitorização dos ovos e larvas do mosquito Aedes aegypti, considerado o principal transmissor da dengue.

"São indicadores seguros de que estamos a caminhar para o fim do surto, que foi desagradável, mas ficou abaixo do número estipulado. Queríamos que não atingisse os cinco mil infectados", declarou Jardim Ramos, mencionando o caso de Cabo Verde, onde em 2008, apontou cerca 26 mil pessoas foram afectadas pela dengue.

O secretário regional sublinhou que o número de casos na Madeira "ficar muito abaixo do número inicialmente previsto" pelas autoridades de saúde, o que, no seu entender, é uma "demonstração da capacidade do trabalho que foi feito no terreno" e um resultado do seguimento de "todas as indicações técnicas" dos serviços de saúde nacionais e internacionais.

Jardim Ramos agradeceu ainda o apoio à região no combate a este surto e ao mosquito, considerando que evidencia "a solidariedade que existe entre o Governo Regional e da República em matéria de saúde".

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, acompanhado pelo secretário de Estado adjunto, Leal da Costa, e o director-geral da Saúde, Francisco George, efectuou hoje uma visita à Madeira, tendo passado pelo Porto do Funchal, pelo aeroporto, por algumas zonas da freguesia de Santa Luzia, uma das áreas mais problemáticas, e o Hospital do Funchal.

O mosquito Aedes aegypti foi detectado na Madeira em 2005, mas só em Outubro deste ano sugiram os primeiros casos de febre de dengue, uma situação que, de acordo com os últimos dados divulgados pela Direcção-Geral de Saúde, afectou cerca de duas mil pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório