Pedro Duarte diz que "faz sentido" reavaliar plano para os media

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, defendeu hoje que o plano de ação para a comunicação social que o Governo lançou deve ser revisto este ano, em outubro, altura em que Portugal já terá um novo executivo.

Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, na 1.ª edição do ciclo de debates "ECO Local"

© Lusa

Lusa
21/03/2025 15:24 ‧ 21/03/2025 por Lusa

Economia

Comunicação Social

O governante, que falou no Porto, à margem de uma conferência promovida pelo jornal Eco, com o tema do futuro da comunicação social, disse que "faz sentido que o novo Governo" faça aquilo que tinha sido proposto, ou seja, que "ao fim de um ano do plano estar apresentado, portanto, em outubro, de 2025, seja feita uma reavaliação".

 

O ministro admitiu que "há certamente lacunas, há medidas que não vão ter o resultado esperado, e há medidas que, se calhar, vão exceder" aquilo que espera.

"Portanto, faz sentido reavaliar e readequar [o plano]. Porque nós fomos muito inovadores desse ponto de vista", indicou, salientando "não tem havido uma capacidade de resposta, designadamente dos poderes públicos, para a crise da comunicação social".

"Não é um problema só de Portugal", referiu, salientando que não há "sequer um 'benchmarking', uma comparação com outros países", porque, adiantou, "não se está a fazer nada".

"Estamos, em Portugal, a tentar fazê-lo, pela primeira vez", salientou.

"Mas é natural que, sendo isto uma experiência, nós tenhamos de reavaliar. E, portanto, a ideia é, que, em outubro, e espero que o próximo Governo o faça, reavalie este plano e possa redimensionar com novas medidas, eventualmente, ou adequando algumas que estejam em vigor", rematou o ministro.

Questionado sobre a manutenção do pagamento de contribuição para o audiovisual, o governante disse acreditar que essa taxa "tem de continuar a existir".

"Acreditamos que faz sentido em Portugal haver um Serviço Público de Rádio e Televisão. Faz até mais sentido hoje do que faria, se calhar, há um ano, dois anos ou há dez anos", referiu.

Leia Também: Pedro Duarte diz que portugueses sentem que crise política é "inútil"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas