Barcaça solta-se devido ao mau tempo em Lisboa. Derrame "controlado"

O mau tempo que se fez sentir esta noite, à passagem da depressão Martinho, fez soltar uma barcaça no cais da Matinha, em Lisboa, que derramou combustível, situação já controlada pelas autoridades, segundo fonte da Polícia Marítima.

polícia marítima, buscas, naufrágio, Sagres

© Global Imagens

Lusa
20/03/2025 17:18 ‧ 20/03/2025 por Lusa

País

Mau tempo

Em declarações à Lusa, o capitão do Porto de Lisboa e comandante da Polícia Marítima de Lisboa, Paulo Vicente, explicou que a embarcação se soltou, "fruto das más condições" meteorológicas, e ficou "parcialmente submersa".

 

As autoridades deram conta disso durante a madrugada e mobilizaram para o local meios técnicos de combate à poluição da Capitania e da Administração do Porto de Lisboa, adiantou, referindo que houve outros episódios envolvendo embarcações provocados pelo mau tempo, mas "todos controlados".

Já a situação da embarcação que tombou resultou na libertação de "algum combustível", nomeadamente gasóleo e hidrocarboneto, confirmou Paulo Vicente, realçando que o derrame "foi combatido e controlado".

O capitão explicou ainda que, enquanto o gasóleo faz uma mancha mas evapora logo, o hidrocarboneto fica.

Segundo Paulo Vicente, o derrame "foi em quantidade reduzida e permitiu a atuação com matéria absorvente, que controlou a situação".

"O derrame está contido, mas estamos a monitorizar", referiu, acrescentando que a empresa responsável (ETE) está agora a "fazer um plano de reflutuação para normalizar" a embarcação, uma barcaça com uma grua que é utilizada no carregamento dos navios no Mar da Palha.

A passagem da depressão Martinho em Portugal continental, com vento, chuva e agitação marítima, provocou um total de 5.800 ocorrências entre as 00h00 de quarta-feira e as 11h00 de hoje.

Na cidade de Lisboa, num balanço até às 10h00 feito pela câmara municipal, houve seis pessoas feridas durante a noite e, pelo menos, 638 ocorrências, sobretudo queda de árvores.

A forte ondulação obrigou ao fecho de 18 barras marítimas, a maioria no norte e sul de Portugal continental, segundo a Marinha.

Os distritos de Lisboa, Setúbal e Leiria estão desde as 06h00 de quarta-feira sob aviso meteorológico amarelo devido à chuva forte, que depois aumentou para laranja e se estendeu a Faro e Beja.

Além da chuva, a depressão Martinho inclui vento e ondulação forte até esta quinta-feira, sobretudo nas regiões Centro e Sul de Portugal continental.

Leia Também: Registadas 920 ocorrências em Lisboa, sobretudo queda de árvores

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas