Montenegro encontrou-se com 'vice' do Brasil e presidente da Embraer

O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, teve hoje um encontro com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e com o presidente executivo da Embraer, Francisco Gomes Neto, em São Paulo, antes de discursar num fórum económico.

Luis Montenegro, Portugal's prime minister, during his inauguration ceremony at Ajuda Palace in Lisbon, Portugal, on Tuesday, April 2, 2024. Montenegro called on opposition lawmakers to be open to discussions with his center-right minority government, whi

© Getty Images

Lusa
20/02/2025 14:28 ‧ 20/02/2025 por Lusa

País

São Paulo

Segundo fonte do gabinete do primeiro-ministro, este encontro, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), teve como objetivo "abordar oportunidades de cooperação e de investimento económico em setores estratégicos para os dois países".

 

De acordo com a mesma fonte, estiveram também presentes o presidente da FIESP, Josué Gomes da Silva, e os ministros portugueses de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, da Defesa Nacional, Nuno Melo, e da Economia, Pedro Reis.

Luís Montenegro chegou hoje a São Paulo, para discursar num Fórum Empresarial Brasil-Portugal, vindo de Brasília, onde na quarta-feira participou na 14.ª Cimeira Luso-Brasileira, com o Presidente do Brasil, Lula da Silva.

O vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também participou nessa cimeira, em que Portugal esteve representado pelo primeiro-ministro e por 11 dos 17 ministros do Governo PSD/CDS-PP.

Em dezembro do ano passado passado, a Embraer anunciou a criação de uma subsidiária em Portugal, focada em atividades de defesa e segurança para a Europa.

Também em dezembro, a empresa brasileira de aeronáutica assinou um acordo para a venda de 12 aviões A-29 Super Tucano à Força Aérea Portuguesa, o primeiro modelo desta aeronave adaptado aos sistemas de comunicações da NATO e outros requisitos operacionais.

Em Portugal, a Embraer mantém-se acionista maioritária da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca, com 65% do capital.

[Notícia atualizada às 14h44]

Leia Também: "Há ali negócios a que um primeiro-ministro não pode estar ligado"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas