Proteção Civil do Seixal reporta "3 sismos" na zona desde segunda-feira

Os últimos três sismos foram registados numa "falha que existe na zona de Lagoa de Albufeira", no concelho de Sesimbra.

Notícia

© JF Seixal

Cátia Carmo
18/02/2025 16:44 ‧ 18/02/2025 por Cátia Carmo

País

Sismo

A Proteção Civil do Seixal reportou a ocorrência de "três sismos" desde o terramoto que foi sentido, na zona de Lisboa, na segunda-feira à tarde. Estas duas réplicas do sismo maior foram registadas numa "falha que existe na zona de Lagoa de Albufeira", no concelho de Sesimbra.

 

"Tem sido um trabalho de constante monitorização. Guiamo-nos por fontes como o IPMA, para perceber o que está a acontecer, e temos vindo a aperceber-nos de algumas situações sísmicas ao longo da costa e em terra, na zona da costa atlântica e perto da Lagoa de Albufeira. No mapa estamos a ver que houve um sismo maior ontem por volta das 13h00, mas desde então para cá já ocorreram mais três sismos que se situam numa falha que existe na zona de Lagoa de Albufeira", explicou à RTP o coordenador municipal da Proteção Civil do Seixal, Rui Pablo.

Nenhum destes sismos provocou, até agora, danos materiais ou humanos na zona, mas o responsável garante que a Proteção Civil local está preparada para responder "caso exista um sismo que envolva danos maiores".

Sismo em Lisboa: Cidade

Sismo em Lisboa: Cidade "estava preparada"; Efeitos "muito reduzidos"

O terramoto foi registado por volta das 13h24 nas estações da Rede Sísmica do Continente.

Notícias ao Minuto | 14:27 - 17/02/2025

"Temos recebido contactos, a população está muito mais sensível. Vêm colocar algumas questões sobre o que fazer, onde se devem dirigir. Alertamos para os procedimentos que existem e também para os pontos de encontro, caso exista uma situação mais grave", acrescentou o coordenador municipal da Proteção Civil do Seixal.

Uma das duas réplicas do sismo de ontem foi registada esta terça-feira na zona do Seixal, cerca de 24 horas após um outro abalo 'mexer' com a Área Metropolitana de Lisboa. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo desta manhã foi de magnitude 2,4 na escala de Richter.

O abalo foi registado pelas 10h36 nas estações da Rede Sísmica do Continente e, de acordo com o que adianta uma nota publicada no site do IPMA, o epicentro foi registado a cerca de 12 quilómetros a Sudoeste do Seixal.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".

Leia Também: Ministério do Ambiente também 'tremeu' na segunda-feira. Ora veja

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas