A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu duas araras por falta de certificado CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens), no dia 30 de dezembro, no concelho de Vila Nova de Foz Côa.
A apreensão de uma ave azul e amarela (Ara Ararauna) e outra vermelha e verde (Ara chloropterus) ocorreu no âmbito de uma investigação levada a cabo pelo Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais (NICCOA) da Guarda, do Comando Territorial da Guarda, de acordo com um comunicado enviado esta terça-feira às redações.
Foi elaborado um auto de notícia por contraordenação e os factos foram remetidos para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Os militares asseguraram ter “como preocupação diária a proteção dos animais”, apelando, por isso, à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá usar a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
Leia Também: Idoso morre após incêndio na sua habitação em Chaves