Procurar

ANTEM pede substituição do curso de tripulante de ambulância de socorro

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) defendeu hoje que o curso de "Tripulante de Ambulância de Socorro TAS" seja "urgentemente substituído pelo Programa de Educação de Técnico de Emergência Médica".

ANTEM pede substituição do curso de tripulante de ambulância de socorro

© Global Imagens

Lusa
30/12/2024 18:54 ‧ há 9 meses por Lusa

País

Socorro

Tal "irá dotar 90% dos provedores de melhor educação e mais habilidades técnicas para o desempenho da sua missão -- promovendo melhores cuidados aos cidadãos", refere a associação, em comunicado.

 

A ANTEM diz também que "recomenda vigorosamente a implementação do verdadeiro Programa de Educação de Técnico de Emergência Médica, em sede de Faculdade de Medicina".

Entende a associação que este é o programa indicado e pede que se parem com "invenções" que não dão bons resultados.

A ANTEM recorda que têm sido detetadas anomalias, que não são novidade e para as quais já deixou alertas, especialmente na formação, "qualidade e resultados da prática dos provedores dos ´serviços médicos de emergência´, detentores de um curso insuficiente" designado de TAS, com falhas técnicas e científicas.

Tal situação, alerta a associação, priva os cidadãos de cuidados médicos de emergência verdadeiramente eficazes, o que "não é admissível".

No passado dia 20, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) concluiu que há técnicos de emergência pré-hospitalar no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que ingressam na carreira sem ter os requisitos necessários.

No projeto de relatório à auditoria pedida pela ministra da Saúde para avaliar a legalidade e a eficiência da gestão do INEM, a IGAS diz que o instituto não conseguiu assegurar a realização dos cursos de formação para os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) nos termos em que foram aprovados.

Aponta, designadamente, o prazo da realização desta formação (curso base) e a estrutura dos estágios em ambulatório ou bloco operatório, acrescentando que não foram concluídos todos os estágios em ambulância-escola por falta de recursos.

Leia Também: "Felicidades". Bebé nasce em ambulância com ajuda dos Bombeiros do Seixal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10