GNR apreendeu 5.700 litros de aguardente em Mondim de Basto

A GNR apreendeu na sexta-feira 5.700 litros de aguardente por introdução irregular no consumo, em Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, num valor que ascende a 62 mil euros, informou hoje aquela força de segurança.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
10/12/2024 08:51 ‧ 10/12/2024 por Lusa

País

Mondim de Basto

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) adianta que a apreensão ocorreu no âmbito de ações de fiscalização direcionadas para o controlo de produtos sujeitos a imposto especial de consumo, nomeadamente produtos vitivinícolas.

 

Os militares detetaram a aguardente num armazém não autorizado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

"No decorrer da ação foi possível constatar que a maior parte do produto estava acondicionado em garrafões com capacidade para cinco litros, sem quaisquer rótulos, tendo sido apurado que a aguardente teria sido desviada de uma pequena destilaria devidamente autorizada pela AT", é referido na nota.

No decorrer da ação foi constituído arguido um homem de 56 anos por introdução fraudulenta no consumo de bebidas alcoólicas.

O valor da aguardente apreendida ascende a 62 mil euros e a prestação tributária (Imposto Sobre Álcool e Bebidas Alcoólicas - IABA e Imposto sobre o Valor Acrescentado - IVA), que resultaria da introdução irregular no consumo da aguardente, a mais de 45 mil euros.

Leia Também: Museu de Mondim de Basto reabre para dar a conhecer história e tradições

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas