Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Mais de 11 mil portugueses em risco de regressar a casa

A reforma das leis de imigração na Alemanha poderá, segundo escreve esta sexta-feira o Diário Económico, fazer regressar mais de 11 mil portugueses a terras lusas, tudo porque o Governo de Berlim quer ?estancar? a enchente imigrante e anular vistos de residência a todos os que estão sem emprego há vários meses.

Mais de 11 mil portugueses em risco de regressar a casa
Notícias ao Minuto

10:26 - 29/08/14 por Notícias Ao Minuto

País Alemanha

Vários milhares de portugueses poderão ter de regressar ao país, depois de esta semana o Parlamento Alemão ter aprovado uma lei que restringe o acesso a vistos de residência por parte dos emigrantes. Em causa estão, sobretudo, pessoas sem trabalho há pelo menos seis meses, querendo o Governo liderado por Angela Merkel travar a avalanche migratória verificado no país.

Segundo escreve o Diário Económico, em maio de 2014, 11.449 trabalhadores lusos a viver na Alemanha estavam abrangidos pelo subsídio “básico para pessoas à procura de emprego” e 5.564 estavam inscritos na lista oficial de desempregados.

Com a medida aprovada pela coligação governativa naquele país, todos os trabalhadores com visto de residência sem trabalho há mais de seis meses terão o seu título revogado. Ainda, quem tiver comprovadamente cometido abusos ou fraude à Segurança Social terá a entrada no país proibida até cinco anos.

Também o abono de família irá ser cortado, temendo-se que neste caso também haja comportamentos fraudulentos. É que Berlim despende elevadas quantias com este subsídio e a título de exemplo, no caso português, há 30.454 crianças abrangidas por este ano, sendo que destas mais de mil não residem sequer em solo alemão. No total, na Alemanha, 144 mil crianças recebem este apoio e 41 mil não residem no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório