Universidade de Aveiro enterra cápsula do tempo. Só será aberta em 2073

Dentro da cápsula do tempo, que será aberta no 100.º aniversário da instituição, foi colocada uma "uma coleção de elementos escolhidos cuidadosamente pela comunidade" da Universidade de Aveiro.

Notícia

© Universidade de Aveiro

Notícias ao Minuto
14/11/2024 22:39 ‧ há 3 semanas por Notícias ao Minuto

País

Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro, que se encontra a celebrar o seu 50.º aniversário, decidiu enterrar uma cápsula do tempo, na quarta-feira. O objetivo é que seja "reaberta no centenário da instituição, em 2073".

 

Segundo revelou a universidade no seu site, a cápsula foi enterrada junto ao Glossário, "um totem comemorativo" do 50.º aniversário, que foi também inaugurado na quarta-feira e que "representa um testemunho do presente para as futuras gerações, oferecendo uma visão única do quotidiano, valores e memórias que definem a academia e a sua comunidade".

Dentro da cápsula do tempo, foi colocada uma "uma coleção de elementos escolhidos cuidadosamente pela comunidade" da Universidade de Aveiro, incluindo mensagens de áudio e cartas, exemplares da revista Linhas e o jornal Diário de Aveiro do dia 13 de novembro de 2024, que "inclui um suplemento especial sobre os festejos dos 50 anos". 

"Num gesto simbólico de continuidade, o atual reitor Paulo Jorge Ferreira deixou na cápsula uma mensagem para o Reitor da UA de 2073, estabelecendo um diálogo intertemporal que pretende ligar a UA de hoje à do futuro", lê-se no comunicado.

O reitor destacou ainda que a cápsula do tempo "é muito mais do que uma coleção de objetos", sendo "um símbolo de legado e de memória coletiva, um marco que celebra o passado e projeta a história para o futuro". 

"Através desta cápsula, a UA espera proporcionar à futura comunidade académica uma perspetiva sobre o presente, criando um elo emocional e institucional entre as gerações. Esta iniciativa é um tributo aos valores de união e compromisso com o conhecimento, um testemunho da perseverança e do crescimento contínuo da universidade", lê-se.

Leia Também: Relação reduz pena a homem condenado por furtos na Universidade de Aveiro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas