Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Refer lança passagem superior para melhorar segurança junto a apeadeiros

A Rede Ferroviária Nacional (Refer) anunciou hoje ter consignado a construção de uma passagem superior pedonal sobre a Linha do Minho, entre os apeadeiros de Águas Santas e de Palmilheira, Maia, numa zona marcada por acidentes fatais.

Refer lança passagem superior para melhorar segurança junto a apeadeiros
Notícias ao Minuto

18:39 - 25/08/14 por Lusa

País Maia

Em comunicado, a Refer refere que os trabalhos custarão 359.183 euros e adianta que deverão estar concluídas em cinco meses. Consistem na construção de uma estrutura metálica dotada de escadas e de elevadores.

A intervenção, assinala a empresa, "viabilizará a supressão do atravessamento de nível numa zona de "risco elevado devido às velocidades praticadas, número de circulações e utilizadores".

Já foram realizadas diversas "ações de mitigação", mas sem se evitarem acidentes, "alguns dos quais fatais", admite a entidade responsável pela rede ferroviária nacional.

A obra enquadra-se no Plano de Supressão e Reclassificação de Passagens de Nível que a Refer tem em curso desde 1999, e que, segundo a empresa, permitiu eliminar mais de 65% das travessias existentes e melhorar as condições de segurança em cerca de 700 das que subsistem.

O investimento nestes trabalhos, atingindo um valor global na ordem dos 350 milhões de euros, permitiu reduzir em 83% o número de acidentes nestes atravessamentos, garante a empresa.

No âmbito do mesmo programa, a Refer anunciou na sexta-feira a conclusão de uma intervenção similar também no Grande Porto.

Trata-se da construção de uma passagem superior sobre a Linha do Norte, ao quilómetro 331, junto ao apeadeiro de Coimbrões, concelho de Vila Nova de Gaia.

Neste caso, o investimento foi de 230 mil euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório