Governo acusa PS de "folclore" e de criar campanha sobre lapso

O ministro dos Assuntos Parlamentares acusou hoje o PS de "folclore" e ter criado uma campanha em torno da dotação do desporto prevista na proposta orçamental, lembrando que o Governo garantiu há um mês ter sido um lapso.

Notícia

© PSD/ Flickr

Lusa
12/11/2024 17:35 ‧ há 4 semanas por Lusa

Política

PS

Durante uma audição no parlamento no âmbito da apreciação, na especialidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), Pedro Duarte afirmou que o PS criou uma narrativa "com enorme pressa", tendo-se "desmultiplicado em várias ações de contactos com federações, associações, clubes, comunicação social" para divulgar o "choque perante um aparente ou eventual corte no orçamento do desporto".

 

Pedro Duarte pediu "mais serenidade" aos socialistas, reafirmando que o suposto corte na verba para o desporto se deveu a um "lapso de uma determinada entidade que, ao carregar os valores, carregou na rubrica errada" dando assim a "ilusão de um erro".

"Um aborrecimento, porque a realidade, de facto, foi contrariar essa tese do Partido Socialista, e eu noto alguma dificuldade em perceberem que, pronto, foi um lapso, aconteceu, vamos seguir em frente", atirou.

O ministro referia-se ao valor apresentado na versão entregue no parlamento representava uma redução de 7,8 ME face aos 50,3 ME da dotação para o setor em 2024.

A 11 de outubro o Governo garantiu que iria corrigir esse valor e o PSD e CDS anunciaram hoje que avançarão com uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 para retificar a verba inscrita pelo Governo e elevar para 54,5 milhões de euros a dotação da área do Desporto.

Pedro Duarte respondia ao deputado do PS Miguel Costa Matos que acusou o executivo de estar "desfasado do setor do desporto" e desse alegado desfasamento se "refletir na proposta do orçamento" para esta área.

"Anunciam grande orgulho nas medalhas, grande necessidade de reforçar e criar um plano de desenvolvimento do desporto, mas tem que esclarecer se o orçamento sobe ou não. Porque primeiro apresentaram um corte, depois vieram dizer que iam corrigir. A verdade é que chegou ao parlamento e não houve nenhuma correção até hoje", afirmou.

Sobre ser o PSD e o CDS a avançarem com uma proposta de retificação desta verba, Costa Matos enfatizou que foi o Governo a garantir que corrigiria o valor e, por isso, viu "com grande surpresa o PSD e o CDS-PP anunciarem" a proposta para alterar a verba.

O deputado socialista disse ainda que o "PS fez muito bem em denunciar esta situação", referindo que o Governo apenas está a corrigir o valor porque os socialistas levantaram a questão.

Leia Também: PS pede reunião extraordinária e audição urgente sobre língua azul

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas