Carros a arder e detenção em Benfica? "Da parte do Governo temos zero"
A junta de freguesia de Benfica aponta que o incidente desta madrugada, parece ter motivações diferentes das registadas na última semana, aquando da 'onda' de vandalismo, em várias zonas da Grande Lisboa. Agora, a pessoa que foi detida já tinha "histórico de fogo posto".
© Reprodução Facebook / Junta de Freguesia de Benfica
País Benfica
O presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, falou, esta terça-feira, sobre os atos de vandalismo que têm vindo a assolar o local. Tiveram maior expressão no final da semana passada, mas voltaram a repetir-se na madrugada desta quarta-feira, quando nove viaturas ficaram destruídas e uma pessoa foi detida.
Questionado pela CNN Portugal se estas ações podem estar relacionadas com os desacatos que têm decorrido depois da morte de Odair Moniz, um pouco por toda a Grande Lisboa, o responsável apontou que a situação se encontra em investigação, mas que o "modo de operação foi muito diferente de sexta-feira. Parece ser um caso completamente diferente. O senhor que foi detido hoje já tinha histórico de fogo posto noutras zonas do país".
"Aparentemente, parece mais uma situação de 'copycat', ou alguém com um histórico disto, do que propriamente continuação do que aconteceu na sexta-feira, foi mais modernizada, com utilização de garrafas de CO2. Pareceu-nos que não há uma ligação direta entre os dois acontecimentos", apontou.
Ricardo Marques afirmou que já pediu reuniões tanto à Câmara Municipal de Lisboa (CML) e ao Ministério da Administração Interna. Quanto ao poder autárquico, Ricardo Marques disse que falou com o presidente, Carlos Moedas, no domingo, e que a possibilidade de uma linha de apoio esteve em cima da mesa, mas que a existência da mesma é "complexa". Ainda assim, já hoje a CML contactou a junta para a retirada dos veículos incendiados.
"Da parte do Governo temos zero respostas ou agendamentos. As freguesias são quem está no terreno. É com grande estranheza que vemos, mais uma vez, esta desconsideração para com as freguesias por parte do Governo. Aguardamos rapidamente que a senhora ministra se digne a agendar a reunião com caráter de urgência com as entidades públicas que estão todos os dias ao lado das comunidades", referiu.
O presidente da junta referiu ainda que grande parte do incêndio nos carros foi extinto com recurso aos extintores do carros-patrulha dos polícias que foram até ao local e que a identificação do suspeito também contou com a ajuda "de jovens de Benfica" que estavam no local.
Leia Também: Distúrbios: Um detido e cerca de 10 viaturas incendiadas em Benfica
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com