Procurar

Chega organiza manifestação contra "imigração descontrolada" no Porto

O Chega vai organizar uma nova manifestação contra o que o partido considera ser uma "imigração descontrolada", no dia 23 de novembro, no Porto, anunciou hoje aquela força política.

Chega organiza manifestação contra "imigração descontrolada" no Porto

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
17/10/2024 12:32 ‧ há 10 meses por Lusa

País

CHEGA

Em comunicado, o presidente do Chega indica que o partido decidiu organizar uma segunda manifestação "contra a imigração descontrolada e insegurança nas ruas", para "exigir ao país o controlo de fronteiras e o controlo firme da ordem pública nas ruas".

 

"Depois do grande sucesso da manifestação em Lisboa, queremos levar esta indignação a outros pontos do país. O Porto tem tido severos problemas de segurança com consequências graves para moradores e comerciantes", justifica André Ventura.

Na nota distribuída aos jornalistas, o líder do Chega afirma que "a imigração descontrolada continua a ser um grande problema em Portugal", argumentando não existir "qualquer tipo de informação sobre muitos dos que cá chegam".

O protesto que o Chega promoveu em Lisboa no dia 29 de setembro juntou milhares de pessoas, incluindo elementos do movimento de extrema-direita 1143 e o líder, Mário Machado.

No final do mês de setembro, o ministro da Presidência, António Leitão Amari, revelou que, desde a extinção da manifestação de interesse, os pedidos de residência de imigrantes em Portugal reduziram-se em cerca de 80%.

A população estrangeira em Portugal aumentou cerca de 33% no ano passado, totalizando mais de um milhão de imigrantes a viver legalmente no país, segundo um documento apresentado em junho pelo Governo.

Estes dados foram apresentados após o Conselho de Ministros em que foi aprovado o Plano de Ação para as Migrações, tendo, na altura, o primeiro-ministro rejeitado "qualquer ligação direta" entre a "capacidade de acolher imigrantes e aumentos de índices de criminalidade".

[Notícia corrigida às 12h59]

Leia Também: Em Bruxelas, há quem pareça "querer seguir" IRS Jovem. "Fico agradado"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10