Meteorologia

  • 13 NOVEMBER 2024
Tempo
11º
MIN 9º MÁX 15º

Arguidos do caso BES recusaram por agora prestar declarações em tribunal

Os 15 arguidos hoje identificados na primeira sessão do julgamento do processo BES/GES recusaram por agora prestar declarações, depois de terem sido identificados perante o tribunal.

Arguidos do caso BES recusaram por agora prestar declarações em tribunal
Notícias ao Minuto

11:46 - 15/10/24 por Lusa

País BES/GES

Entre os arguidos que recusaram falar e fizeram a sua identificação formal estiveram o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) Ricardo Salgado, os antigos administradores Amílcar Morais Pires e Manuel Espírito Santo Silva, o contabilista Machado da Cruz, o ex-diretor do Departamento Financeiro, Mercados e Estudos (DFME) do BES Paulo Ferreira, o ex-vogal da sociedade ESAF Pedro Almeida Costa, o ex-diretor adjunto do DFME Nuno Escudeiro, o ex-responsável de 'compliance' do BES João Martins Pereira, os suíços Etienne Cadosch e Michel Creton, ambos ligados à sociedade Eurofin, e os ex-funcionários do DFME do BES Pedro Serra e Pedro Pinto.

 

Foram ainda identificadas as sociedades Rio Forte Investments, Espírito Santo Irmãos, SGPS e Eurofin, através dos seus representantes legais: Ana Paula Alves, Ricardo Salgado e Etienne Cadosch, respetivamente, que também não prestaram declarações.

Apenas os arguidos Isabel Almeida, António Soares e Cláudia Boal Faria não estiveram presentes esta terça-feira no tribunal.

O antigo presidente do BES, Ricardo Salgado, é o principal arguido do caso BES/GES e responde em tribunal por 62 crimes, alegadamente praticados entre 2009 e 2014.

Entre os crimes imputados contam-se um de associação criminosa, 12 de corrupção ativa no setor privado, 29 de burla qualificada, cinco de infidelidade, um de manipulação de mercado, sete de branqueamento de capitais e sete de falsificação de documentos.

Segundo o Ministério Público, a derrocada do GES terá causado prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros.

Leia Também: Lesado que questionou Salgado queria "lembrar" da provisão para lesados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório