Infarmed suspende medicamento contaminado e alerta hospitais
Entidades que possuam o lote em questão "não o podem vender, dispensar ou administrar".
© Global Imagens
País Infarmed
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) suspendeu a distribuição a distribuição de um lote específico do medicamento Sugamadex Orion, 100 mg ml, Solução injetável.
Numa nota divulgada esta sexta-feira, o Infarmed revela que a suspensão surgiu depois de a "empresa LABORATORIO REIG JOFRE, S.A." ter decidido "proceder à recolha voluntária do lote nº 23203V do medicamento Sugamadex Orion, 100 mg/ml, Solução injetável, 10 unidades – 2ml, nº de registo 5856851".
Em causa está o facto "de ter sido detetado um resultado fora de especificação por presença de partículas visíveis, correspondentes a fragmentos de silicone da tampa do frasco, em solução".
Assim, o Infarmed determinou "a suspensão imediata da distribuição deste lote" e alerta que as "entidades que possuam este lote de medicamento em stock não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução".
Note-se que este medicamento é usado para reversão do bloqueio neuromuscular, ou seja para acelerar a recuperação de músculos dos efeitos dos relaxantes musculares após uma cirurgia. O alerta destina-se a hospitais, centros de saúde, ordens profissionais, associações profissionais e distribuidores por grosso de medicamento.
Leia Também: Lentes de contacto retiradas do mercado? Infarmed corrige circular
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com