Tempestade Kirk provocou "alguns atrasos" no tráfego aéreo, diz NAV

O presidente da NAV Portugal - Navegação Aérea, Pedro Ângelo, reconheceu hoje que a tempestade Kirk, que afetou o país esta semana, provocou "alguns atrasos" no tráfego aéreo, sobretudo em Lisboa, mas desvalorizou a situação.

Notícia

© Reuters

Lusa
10/10/2024 17:41 ‧ 10/10/2024 por Lusa

País

Kirk

"Registaram-se alguns atrasos, no aeroporto de Lisboa em particular, devido a condições adversas atmosféricas", fruto da tempestade, afirmou à agência Lusa o presidente do conselho de administração da NAV, à margem da 7.ª cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, que começou hoje, em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre.

 

Questionado pela Lusa sobre se houve constrangimentos provocados no tráfego aéreo em Portugal devido à passagem da tempestade Kirk, nos últimos dias, Pedro Ângelo confirmou que "foram gerados alguns minutos de atraso" no que respeita "às operações das companhias aéreas".

"De forma a garantir sempre a segurança do nosso espaço aéreo, foram introduzidas algumas regulações, portanto, algumas restrições ao número de movimentos por hora feitos no aeroporto de Lisboa, em função desse constrangimento meteorológico", precisou.

Contudo, para Pedro Ângelo, não foi registada "uma situação absolutamente anormal face a situações semelhantes no passado", quando há períodos de mau tempo.

"Não é absolutamente anómalo. Já ocorreu no passado e prende-se essencialmente com a questão de garantir a segurança das operações no espaço aéreo", sublinhou.

A situação tem vindo "a normalizar", à medida que as condições meteorológicas melhoraram: A segunda-feira foi "o dia, provavelmente, com o maior impacto", mas, "nos últimos dias, temos estado a melhorar".

O Portugal Air Summit decorre, até sábado, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, sob o tema 'Flying 4 Change'.

O evento é promovido pela Câmara de Ponte de Sor, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor (ACIPS) e tem como objetivo servir de "debate e inovação" para o setor, reunindo especialistas, decisores e entusiastas nesta área.

Leia Também: À 'boleia' do ciclone Kirk, GNR deixa conselhos aos condutores. Ei-los

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas