Queda de grua em Gaia devido ao mau tempo desalojou quatro pessoas

Uma família de quatro pessoas ficou desalojada, em Vila Nova de Gaia, devido à queda de uma grua sobre um prédio residencial, indicou fonte da Câmara Municipal.

Notícia

© Lusa

Lusa
09/10/2024 12:37 ‧ 09/10/2024 por Lusa

País

Mau tempo

A ocorrência foi registada na Rua Pinto de Aguiar, em Mafamude, que faz a ligação entre a zona da Rasa e Santo Ovídio, cerca das 05h00 horas, e deveu-se aos fortes ventos e precipitação que têm atingido as regiões Norte e Centro do país.

 

A grua dobrou e caiu sobre um prédio residencial, tendo atingido outros dois edifícios e uma casa devoluta.

Segundo a mesma fonte, o realojamento da família afetada está a ser tratado com o dono da obra à qual pertencia a grua que caiu.

Não há registo de feridos.

Esta foi uma das dezenas de ocorrências registadas neste concelho, onde cerca de meia centena de árvores caiu, obrigando ao encerramento de pelo menos uma escola primária e à circulação condicionada da Linha Amarela do metro na Avenida da República.

Fonte da câmara municipal indicou à Lusa que as atividades letivas na escola primária de Murracezes, em Grijó, foram suspensas devido à queda de uma árvore.

Uma árvore caiu também sobre um táxi numa artéria próxima do centro da cidade.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18h00 de terça-feira e as 09h00 de hoje 1.329 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores.

Em declarações à agência Lusa, José Miranda, oficial de operações da ANEPC, adiantou à Lusa que, entre as 18h00 de terça-feira e as 09:00 de hoje, foram registadas 1.329 ocorrências, mais de 77% foram quedas de árvores e no norte do continente.

"A região Norte foi a mais afetada pelo mau tempo com 988 ocorrências, sendo que o maior número 415 foi registado na Área Metropolitana no Porto com muitas quedas de árvores devido à ação do vento", adiantou.

No Porto, a Escola Secundária Alexandre Herculano está encerrada durante toda a manhã de hoje devido à queda de três árvores no interior do recinto escolar, disse à Lusa fonte da autarquia.

Leia Também: Proteção Civil de Almada proibe acesso aos pontões da Costa da Caparica

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas