Procurar

 Feira em Mogadouro conta com um investimento de 225 mil euros

A Feira dos Gorazes regressa a Mogadouro de 13 a 16 de outubro com um orçamento 225 mil euros, "o maior de sempre", para um certame que pretende ser um dos pilares da economia do concelho, foi hoje anunciado.

 Feira em Mogadouro conta com um investimento de 225 mil euros

© Município de Mogadouro

Lusa
01/10/2024 19:34 ‧ há 11 meses por Lusa

Neste certame são esperados cerca de 130 expositores de vários ramos de atividades, como o setor da maquinaria agrícola, produtos locais, raças autóctones, artesanato, novas tecnologias, gastronomia, turismo e agricultura, entre outros.

 

"O que nós pretendemos da Feira dos Gorazes é uma feira em que haja a transação de bens, mercadorias e serviços. No fundo, este certame contribui para o desenvolvimento económico e social do concelho, sendo um local onde se fazem negócios", disse hoje o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel, (PSD) em conferência de imprensa.

O autarca do distrito de Bragança disse ainda que este certame dá oportunidade de mostrar tudo aquilo que é produzido no concelho do Douro Superior e todo o tecido empresarial que assegura a dinâmica económica em Mogadouro.

"Esta feira é diferente das que se realizam no distrito de Bragança, porque é marcadamente comercial e anima setores como a hotelaria, restauração do concelho e mexe com todos os setores de atividade", vincou António Pimentel.

A entrada no recinto da feira será gratuita para todas as atividades, desde os concertos a outras iniciativas paralelas.

As entidades promotoras do certame, que são a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro (ACISM) e a Câmara Municipal de Mogadouro, estão apostadas em fazer crescer a Feira dos Gorazes ano após ano, com a introdução de novas valências e uma forte aposta nos produtos da terra e empresários da região.

A música será outro dos ingredientes do certame, com o palco reservado para Nuno Ribeiro no dia 12 (sábado), enquanto no dia seguinte (dia 13) será a vez dos Xutos e Pontapés (que assinalam 45 anos de carreira) e, na segunda-feira, dia 14, a festa fica a cargo de Cláudia Martins e Minhotos Marotos.

O presidente da ACISM, João Neves, disse que a feira vai manter o formato habitual, mas foi criado um espaço próprio para os produtores do concelho de Mogadouro.

"Trata-se de um espaço exclusivo que estará em evidência dentro do recinto da feira", explicou.

A Feira dos Gorazes tem associada uma componente gastronómica, com posta de vitela assada na brasa e a marrã servidas nos restaurantes do concelho.

Ao longo de dezenas de anos, muito se tem discutido sobre o nome desta feira e sua origem. No entanto, segundo o historiador António Rodrigues Mourinho, terá origem medieval e não se trata apenas de uma tradicional feira de fim de colheitas, mas de um local de diversão e importante centro para o comércio do artesanato e de outros produtos tradicionais.

Leia Também: Escola de Mogadouro lança Clube de Língua Mirandesa para promover ensino

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10