Idosa vítima de incêndio em Albergaria era "a última artesã" do bunho

Idosa era 'mestre' nesta arte e fora recentemente homenageada pelo município com um mural com a sua imagem.

Natália de Jesus

© Facebook/Fernando Abel

Notícias ao Minuto
24/09/2024 09:20 ‧ 24/09/2024 por Notícias ao Minuto

País

Incêndios

Um homem e uma mulher do concelho de Albergaria-a-Velha morreram, esta segunda-feira, na sequência de queimaduras sofridas no incêndio que lavrou no município do distrito de Aveiro, na semana passada.

 

O anúncio foi feita pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, Delfim Bismark, referindo que as vítimas eram um homem de Vila Nova de Fusos, União de Freguesias de Albergaria-a-Velha e Valmaior, e uma mulher de 81 anos, de Frossos.

Após o anúncio, proliferaram nas redes sociais as homenagens e mensagens de pesar pela morte desta última vítima, que era uma figura bastante conhecida na sua localidade.

Natália era uma artesã local, famosa pelo fabrico de esteiras, e que chegou a ser homenageada pela autarquia local, com um mural. 

A mulher "era praticamente a última artesã a trabalhar o bunho no nosso concelho, e, como tal, a guardiã de uma tradição antiga que ligava a natureza, a cultura e as pessoas", refere a associação BioLiving.

"Natália de Jesus era uma das últimas guardiãs do engenho de transformar bunho em esteira; arte que começou a prendar aos 11 anos junto da mãe com a matéria-prima colhida pelo pai", escreve O Jornal de Albergaria, salientando ainda características da mulher como "o sorriso amigável e trato prático".

O incêndio rural que deflagrou no dia 16 em Albergaria-a-Velha deixou desalojadas pelo menos 40 famílias e causou danos em seis empresas. O fogo entrou em fase de resolução na quarta-feira, causando até então a morte a duas pessoas, "um idoso que sofreu um enfarte e um colaborador de uma empresa que estava a combater as chamas e acabou por ficar carbonizado".

Com as duas mortes ocorridas na segunda-feira, sobe para nove o número de pessoas que morreram devido aos incêndios rurais que atingiram desde o dia 15 sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra, e que destruíram dezenas de casas.

Leia Também: Morreram hoje homem e mulher feridos no fogo de Albergaria-a-Velha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas