Meteorologia

  • 06 OCTOBER 2024
Tempo
20º
MIN 20º MÁX 23º

Desativado Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil do Porto

O Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil do Porto foi desativado hoje, na sequência de uma reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil, revelou à Lusa o presidente daquela estrutura, Marco Martins.

Desativado Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil do Porto
Notícias ao Minuto

13:26 - 20/09/24 por Lusa

País Incêndios

O Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil foi ativado na segunda-feira face à "grave situação" desencadeada pelos incêndios florestais que lavravam nos concelhos de Baião, Paredes, Santo Tirso e Gondomar.

 

"Tomámos a decisão de desativar [o plano] devido à inexistência de incêndios ativos e por ter sido reposta a capacidade de combate", esclareceu o também presidente da Câmara de Gondomar.

Sete pessoas morreram e 161 ficaram feridas devido aos incêndios que atingem desde domingo sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra, e que destruíram dezenas de casas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabiliza cinco mortos, excluindo da contagem dois civis que morreram de doença súbita.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 121 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam mais de 100 mil hectares, 83% da área ardida em todo o território nacional.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e um dia de luto nacional, que se assinala hoje.

Leia Também: Mais de 124 mil hectares arderam em Portugal continental desde domingo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório