Meteorologia

  • 11 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 24º

Reativou fogo que deflagrou no Alto de Fiães em Alijó

O incêndio no Alto de Fiães, em Alijó, sofreu uma reativação durante a tarde de hoje, depois de ter entrado em fase de conclusão, e está a se combatido por 173 operacionais e 50 viaturas, segundo a Proteção Civil.

Reativou fogo que deflagrou no Alto de Fiães em Alijó
Notícias ao Minuto

18:34 - 19/09/24 por Lusa

País Incêndios

O fogo deflagrou pelas 18:00 de terça-feira, no Alto de Fiães, freguesia de Vilar de Maçada, no concelho de Alijó, distrito de Vila Real, esteve em resolução e reativou durante a tarde de quarta-feira, foi dado como resolvido durante a madrugada, entrou em conclusão pelas 13 horas e reativou durante a tarde.

 

Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no combate a este fogo estão 173 operacionais e 50 viaturas.

As chamas lavram numa zona de mato e de pinhal, sem colocar, segundo a fonte da Proteção Civil, aldeias em risco.

No distrito de Vila Real, às 18:00 estavam ainda ativos os incêndios de Sabroso de Aguiar (Vila Pouca de Aguiar), que lavra desde segunda-feira e está a ser combatido por 163 operacionais, 45 viaturas e dois helicópteros.

Estavam ainda em curso um outro fogo na Pena (Vila Real), cujo alerta foi dado às 16:52 e que mobiliza 26 homens, seis viaturas e um meio aéreo, e em Sedielos, Peso da Régua, que lavra desde as 09:30 e está a ser combatido por 67 operacionais e 18 viaturas.

Sete pessoas morreram e 161 ficaram feridas devido aos incêndios que atingem desde domingo sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra, e que destruíram dezenas de casas.

A ANEPC contabiliza cinco mortos, excluindo da contagem dois civis que morreram de doença súbita.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 121 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam mais de 100 mil hectares, 83% da área ardida em todo o território nacional.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e sexta-feira dia de luto nacional.

Leia Também: Entrou em resolução fogo no Alto de Fiães em Alijó

Recomendados para si

;
Campo obrigatório