Meteorologia

  • 07 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 22º

AO MINUTO: Mais de 106 mil hectares arderam; "24h muito complexas"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre os incêndios que lavram em Portugal.

AO MINUTO: Mais de 106 mil hectares arderam; "24h muito complexas"
Notícias ao Minuto

07:43 - 18/09/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto País Incêndios

Portugal continental tem enfrentado dias "difíceis" devido aos incêndios que lavram no Norte e Centro do país. Na terça-feira, o Governo decidiu declarar situação de calamidade em todos os municípios afetados, após um Conselho de Ministros extraordinário.

 

Para esta quarta-feira, estava prevista a chegada de 230 bombeiros espanhóis para ajudar no combate às chamas, além de dois aviões Canadair de Marrocos.

Nos últimos três dias, cinco pessoas morreram nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real e Viseu. 

Fim de cobertura

Daniela Filipe | há 2 semanas

Boa noite. Encerramos aqui este acompanhamento AO MINUTO sobre os incêndios que assolam Portugal. Obrigada desde já por ter estado desse lado.

Mais de 100 feridos e 75 mil hectares ardidos em concelhos afetados

Lusa | há 2 semanas

Os incêndios que lavram desde domingo em Portugal continental, com incidência nas regiões centro e norte, onde já arderam mais de 75 mil hectares, causaram a morte de sete pessoas e deixaram 118 feridas, 10 das quais com gravidade.

Além dos sete mortos e 118 feridos, 10 em estado grave e 49 com ferimentos ligeiros, mais de 50 pessoas foram assistidas nos teatros de operações, sem necessidade de hospitalização.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 106 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões norte e centro, atingidas pelos incêndios desde o fim de semana, já arderam 75.645 hectares.

Autorizada circulação na Linha do Douro entre Mosteirô e Ermida em Baião

Lusa | há 2 semanas

A Infraestruturas de Porto (IP) indicou hoje que foi "levantada a suspensão" e autorizada a circulação na Linha do Douro entre as estações Mosteirô e Ermida, em Baião, por já não se encontrarem nas proximidades as chamas que lavram naquele concelho do distrito do Porto.

"Os bombeiros informaram que o incêndio não atingia de momento a infraestrutura ferroviária e autorizaram a circulação, tendo sido levantada a suspensão da circulação de comboios", indicou à Lusa fonte oficial da IP.

"Resolução" de incêndio em São Pedro do Sul pode acontecer amanhã

Lusa | há 2 semanas

O presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul disse hoje acreditar que o incêndio que lavra no concelho desde terça-feira poderá começar a ficar resolvido na quinta-feira, com a chegada de bombeiros e meios espanhóis nas próximas horas.

Em declarações à Lusa pelas 23h00, Vitor Figueiredo adiantou que o combate ao fogo, que deflagrou em Castro Daire e entrou depois em São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, vai ser reforçado na madrugada de quinta-feira com a chegada, pelas 03h00, de 120 bombeiros espanhóis e 40 viaturas.

"Dá-nos esperança". Bombeiros de Santo Tiro salvam cão de incêndio

Notícias ao Minuto com Lusa | há 2 semanas

Além de combater as chamas, os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso salvaram um cão do incêndio que lavrava naquela zona, na terça-feira.

Hoje salvámos um animal. Parece pouco, é pouco pelo tanto que já se perdeu. Mas dá-nos esperança, lembra-nos que todos contam e que é por todos que estamos cá”, escreveu a corporação na rede social Facebook.

Os bombeiros salientaram ainda que “o dia foi longo e a noite não acaba”, dando continuidade à sua “missão de servir e proteger”.

Autarca aponta para 8.000 hectares de área ardida em Vila Pouca de Aguiar

Lusa | há 2 semanas

Os incêndios que deflagraram no concelho de Vila Pouca de Aguiar na segunda-feira terão queimado uma área de cerca de 8.000 hectares, tendo deixado um idoso desalojado e atingido vários armazéns, disse hoje a presidente da câmara.

"Já fizemos um relatório preliminar, temos uma habitação própria totalmente destruída, com uma pessoa desalojada que ficou só com a roupa que tinha no corpo. Já estamos a intervir no sentido de dar resposta a essa pessoa", afirmou Ana Rita Dias.

Chamas acalmaram em Vila Pouca de Aguiar, três fogos em resolução

Lusa | há 2 semanas

A atuação de oito aviões ajudou a acalmar o incêndio que estava a causar mais preocupações em Vila Pouca de Aguiar, onde outros três fogos entraram em resolução, disse hoje o comandante sub-regional do Alto Tâmega.

"Neste momento, a situação está mais calma. Foi muito importante termos aqui a utilização dos 'canadairs' que nos vieram dar uma ajuda importante, tínhamos uma frente com muita atividade que podia colocar em risco a vila de Vidago (Chaves)", afirmou Artur Mota.

Bombeiros de Paredes de Coura salvam patudo "em apuros" durante fogo

Notícias ao Minuto com Lusa | há 2 semanas

Os Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura salvaram um cão que se encontrava "em apuros", na noite de terça-feira, enquanto combatiam um incêndio.

"Onde está um bombeiro, está um amigo dos animais. Na noite de ontem, enquanto combatiam um incêndio, os nossos bombeiros resgataram este patudo que se encontrava em apuros", adiantou a entidade, na rede social Facebook.

Os bombeiros realçaram ainda estar ao serviço da "vida por vida, seja ela na forma que for".

Arouca perdeu quase dois quilómetros de passadiços e continua a arder

Lusa | há 2 semanas

O incêndio que deflagrou em Arouca terça-feira à noite já destruiu cerca de dois quilómetros dos Passadiços do Paiva e continua a lavrar com "média intensidade", informou hoje a autarquia, que decidiu continuar com as escolas fechadas na quinta-feira.

Em causa está o fogo que, alastrando a partir de Castro Daire, no distrito de Viseu, rapidamente gerou três frente ativas no concelho do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, em concreto na zona de Alvarenga, na de Covêlo de Paivó e Janarde, e na de Canelas e Espiunca.

Fogo no planalto de Monforte em fase de resolução desde as 20h45

Lusa | há 2 semanas

O fogo que deflagrou na segunda-feira no planalto de Monforte, em Chaves, encontra-se em fase de resolução desde as 20h45, indicou à Lusa o Comando Sub-Regional do Alto Tâmega e Barroso.

"Entrou em fase de resolução pelas 20h45", indicou fonte do Comando Sub-Regional.

De acordo com a informação disponível pelas 21h50 na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), 80 operacionais, apoiados por 27 viaturas, procediam aos trabalhos de rescaldo no local.  

Dois fogos em resolução e outro a evoluir de forma favorável em Aveiro

Lusa | há 2 semanas

Dois dos quatro grandes incêndios que lavram no distrito de Aveiro, com um perímetro global de 300 quilómetros, já estão em resolução e há perspetivas de um terceiro entrar em resolução esta noite, informou a proteção civil.

"Foi um dia bom hoje", observou o segundo comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Mário Silvestre, durante um 'briefing', realizado pelas 21h30, no centro de comando distrital, em Oliveira de Azeméis.

Circulação na Linha do Douro suspensa entre Mosteirô e Ermida em Baião

Lusa | há 2 semanas

A circulação na Linha do Douro foi suspensa entre Mosteirô e Ermida, em Baião, devido à proximidade do incêndio que lavra naquele concelho do distrito do Porto, indicou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).

Fonte oficial da IP referiu que o fogo lavra "nas imediações da via, junto a Juncal".

Pelas 19h00, o presidente da Câmara de Baião afirmou à Lusa que o incêndio na serra do Marão, no concelho de Baião, deveria entrar em fase de resolução nas próximas horas, tendo as pessoas que foram retiradas das aldeias já começado a regressar às suas casas.

Vídeo de homem a atirar cigarro junto a incêndio chega 'lá fora'

Daniela Filipe | há 2 semanas

O vídeo de um homem a atirar um cigarro para uma zona de mato onde lavrava um incêndio em Águeda, no distrito de Aveiro, chegou 'lá fora'.

As imagens, que mostravam o indivíduo a descartar um cigarro junto a vários bombeiros que combatiam um foco de incêndio, foram partilhadas esta quarta-feira pelo meio de comunicação bielorrusso Nexta, na rede social X (Twitter).

"Homem português atira cigarro para os arbustos em frente aos bombeiros que tentavam apagar um incêndio florestal", lê-se na descrição.

Reabertas ao trânsito 4 estradas nacionais no Porto, Vila Real e Viseu

Lusa | há 2 semanas

Quatro estradas nacionais que estavam parcialmente cortadas ao trânsito nos distritos do Porto, Vila Real e Viseu, devido aos incêndios que assolam a região Centro e Norte, já foram reabertas, indicou a GNR.

Num balanço feito cerca das 20h40, a GNR indica que, no distrito do Porto, a estrada nacional 108 (EN108), que estava cortada entre a rotunda da A41 E Melres, no concelho de Gondomar, foi reaberta.

Livre adia jornadas parlamentares em Elvas para outubro

Lusa | há 2 semanas

O Livre adiou hoje as suas jornadas parlamentares, que estavam previstas para a próxima semana, para os dias 07 e 08 de outubro, devido aos incêndios que afetam vários pontos do país.

Em comunicado, o partido anunciou que, "face aos incêndios que assolam o país e à gravidade da situação, as jornadas parlamentares, que estavam agendadas para 23 e 24 de setembro, em Elvas, serão adiadas, previsivelmente para os dias 7 e 8 de outubro".

Confederação de Voluntariado elogia trabalho no combate aos fogos

Lusa | há 2 semanas

A Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV) elogiou hoje o "trabalho extraordinário" de todos os que têm estado "na linha da frente" do combate aos incêndios dos últimos dias e manifestou disponibilidade para colaborar com as entidades competentes.

Fogo de Oliveira de Azeméis entrou em fase de rescaldo

Lusa | há 2 semanas

O incêndio que começou domingo em Oliveira de Azeméis entrou hoje ao fim da tarde em fase de rescaldo, revelou fonte oficial desse município do distrito de Aveiro.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto confirmou: "O incêndio está neste momento dominado".

Bombeiros de Leça do Balio alertam para falso peditório em seu nome

Lusa | há 2 semanas

Os Bombeiros de Leça de Balio, em Matosinhos, no distrito do Porto, alertaram hoje para um falso peditório que está a ser feito em nome da associação, salientando que "nada têm a ver" com aquele apelo.

Paredes. Situação controlada no grande incêndio que lavra desde 3.ª-feira

Lusa | há 2 semanas

O grande incêndio que lavrava desde terça-feira no sul do concelho de Paredes, no distrito do Porto, está controlado, com os meios no terreno de prevenção para eventuais reacendimentos, disse fonte da proteção civil municipal.

Paredes. Situação controlada no grande incêndio que lavra desde 3.ª-feira

Paredes. Situação controlada no grande incêndio que lavra desde 3.ª-feira

O grande incêndio que lavrava desde terça-feira no sul do concelho de Paredes, no distrito do Porto, está controlado, com os meios no terreno de prevenção para eventuais reacendimentos, disse fonte da proteção civil municipal.

Lusa | 20:46 - 18/09/2024

Fogo em Gondomar "em fase de conclusão", rescaldo pode durar 24 horas

Lusa | há 2 semanas

O incêndio que lavra desde segunda-feira em Gondomar, no distrito do Porto, está "em fase de conclusão", avançou hoje o presidente da câmara, Marco Martins, adiantando que os trabalhados de rescaldo vão demorar, pelo menos, 24 horas.

Fogo em Gondomar

Fogo em Gondomar "em fase de conclusão", rescaldo pode durar 24 horas

O incêndio que lavra desde segunda-feira em Gondomar, no distrito do Porto, está "em fase de conclusão", avançou hoje o presidente da câmara, Marco Martins, adiantando que os trabalhados de rescaldo vão demorar, pelo menos, 24 horas.

Lusa | 20:33 - 18/09/2024

Câmara de Gondomar anuncia reabertura parcial das escolas na quinta-feira

Lusa | há 2 semanas

A Câmara de Gondomar anunciou hoje a reabertura na quinta-feira das escolas do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, parte das que nos últimos três dias estiveram encerradas devido aos incêndios que lavraram no concelho.

Em comunicado, a autarquia sinaliza o regresso às aulas na Escola Básica (B) de Aguiar (1.º ciclo e pré-escolar) e EB de Ramalde (1.º ciclo).

Na mesma mensagem, o município do distrito do Porto informa que continuarão encerradas as escolas do Agrupamento de Escolas Beira Douro e do Agrupamento de Escolas n.º1 de Gondomar.

"Fogos estão bastante ativos". Portugal vai receber mais meios espanhóis

Daniela Filipe | há 2 semanas

O comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, adiantou que, até às 19h30 desta quarta-feira, haviam 157 ocorrências, 115 das quais no período diurno e 42 durante a madrugada. Encontram-se 34 incêndios em curso, contando com a mobilização de 2.754 operacionais, 803 meios terrestres e 33 meios aéreos.

O responsável apontou, em conferência de imprensa, que Portugal voltará a receber reforço de meios espanhóis na quinta-feira, havendo 18 ocorrências que preocupam na região de Aveiro, na sub-região de Viseu, no Porto, Alto Tâmega e Barroso, no Douro e Tâmega e Sousa.

"As próximas 24 horas, em particular esta madrugada e o dia de amanhã, vão continuar a ser muito complexas. Os incêndios estão bastante ativos", nomeadamente os fogos que lavram "há alguns dias".

Estes incêndios têm ainda muita intensidade e energia. A estratégia que está a ser implementada durante a noite pretende salvaguardar a vida das pessoas e dos seus bens, e estando, sempre que possível, a trabalhar para estabilizar os incêndios para que se possam dar como dominados

Até ao momento, contabilizam-se 150 vítimas, entre elas cinco mortos, 12 feridos graves, 65 feridos ligeiros e 68 assistidos.

Por seu turno, os focos em Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Baião e Gondomar foram considerados dominados.

Próximas 24h

Próximas 24h "vão continuar a ser muito complexas" no combate aos fogos

As próximas 24 horas "vão continuar a ser muito complexas" no combate aos incêndios que lavram há vários dias nas regiões Norte e Centro de Portugal Continental, alertou hoje o comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Lusa | 20:26 - 18/09/2024

Oito aviões reforçam combate e podem levar alívio a Vila Pouca de Aguiar

Lusa | há 2 semanas

Oito aviões reforçaram ao final da tarde o combate ao incêndio que estava a lavrar em "grande escala" na zona de Sabroso de Aguiar, Vila Pouca de Aguiar, disse a presidente da câmara.

"Chegaram agora ao final da tarde e em boa hora porque estávamos a ficar com uma situação incontrolável. Estão a atuar e estamos a ficar um pouco mais descansados", afirmou Ana Rita Dias à agência Lusa.

Reativação de chamas em Alijó combatida por mais de 100 operacionais

Lusa | há 2 semanas

Uma reativação com alguma intensidade hoje no Alto de Fiães, Alijó, está a ser combatida por 112 operacionais com o apoio de 33 viaturas, disse o segundo comandante sub-regional do Douro da Proteção Civil.

O fogo deflagrou pelas 18h00 de terça-feira, esteve em resolução e reativou durante a tarde na zona do Alto de Fiães, freguesia de Vilar de Maçada, no concelho de Alijó.

José Requeijo disse à agência Lusa que os operacionais estão a ser posicionados e que o incêndio tem duas frentes ativas, mas "a ceder aos trabalho dos meios terrestres".  

Setenta e quatro pessoas estão presas ou detidas por fogo posto

Lusa | há 2 semanas

Setenta e quatro pessoas estão atualmente presas ou detidas em prisões do país à ordem de processos por crimes de incêndios florestais, informou hoje a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Em resposta à agência Lusa, a DGRSP especificou que, entre este total, existem no sistema prisional 58 reclusos condenados e 16 outros preventivos a aguardar julgamento.  

População retirada em Amarante regressa com situação a melhorar

Lusa | há 2 semanas

O incêndio na serra do Marão, concelho de Baião, deverá entrar em fase de resolução nas próximas horas, tendo as pessoas que foram retiradas das aldeias já começado a regressar às suas casas, disse à Lusa o presidente da câmara.

"Se se mantiverem as condições atmosféricas, a expectativa é que o incêndio fique resolvido nas próximas horas", disse Paulo Pereira.

Homem detido por atear fogo a terreno junto a metro em Matosinhos

Notícias ao Minuto | há 2 semanas

Um homem de 41 anos foi detido, esta manhã de quarta-feira, depois de ter ateado um foco de incêndio no terreno junto à estação de metro da Fonte do Cuco, em Matosinhos.

O caso ocorreu pelas 10h30, tendo o indivíduo dirigido-se “para a zona da vedação que divide o cais com os terrenos ali existentes, baixando-se e provocando a ignição de um foco de incêndio naquele terreno”, adiantou a Polícia de Segurança Pública (PSP), em comunicado enviado às redações.

Apoios por fogos? Governo e autarcas do Norte querem andar "depressa"

Lusa | há 2 semanas

O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida, disse hoje haver "grande vontade" do Governo e dos autarcas da região Norte para andarem depressa nos apoios às vítimas dos incêndios.

"Eu diria que era impossível andar mais depressa do que estamos a fazer", afirmou, em declarações aos jornalistas.

O Manuel Castro Almeida falava no final de uma reunião que realizou com autarcas da região Norte, em Penafiel, no distrito do Porto, acompanhado por cinco secretários de Estado, de várias áreas de atuação.  

Prisão preventiva para incendiário reincidente detido em Aveiro

Lusa | há 2 semanas

O homem, de 55 anos, que foi detido por suspeita de ter ateado um incêndio florestal em Cacia, Aveiro, vai aguardar o desenrolar do processo em prisão preventiva, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Em declarações à Lusa, a mesma fonte referiu que o suspeito foi presente hoje a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa.

Fogo que passou de Paços de Ferreira para Santo Tirso está dominado

Lusa | há 2 semanas

O incêndio que começou na segunda-feira em Paços de Ferreira e passou para Santo Tirso "está dominado" e pelas 18h50 de hoje decorriam operações de rescaldo e vigilância, disse fonte dos bombeiros.

À Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Pedro Santos, adiantou que todas as pessoas que tinham sido retiradas de casa por precaução já regressaram a casa.

"Ainda há cerca de uma hora fizemos o retorno de uma pessoa à sua habitação", adiantou.  

Ordem dos Médicos manifesta apoio às populações afetadas por fogos

Lusa | há 2 semanas

A Ordem dos Médicos (OM) manifestou hoje "total disponibilidade" para apoiar as populações afetadas pelos incêndios em Portugal continental e as equipas de socorro no terreno, referindo que está "a acompanhar a situação em permanência".

De acordo com a OM, a exposição foi feita junto do Presidente da República, primeiro-ministro, Ministério da Saúde, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e Liga dos Bombeiros de Portugal (LBP).

Utentes do Porto preocupados com qualidade do ar procuram ULS São João

Lusa | há 2 semanas

A Unidade Local de Saúde de São João (ULSSJ), no Porto, tem recebido e respondido a utentes preocupados com a qualidade do ar devido aos incêndios, disse hoje à Lusa a responsável dos cuidados de saúde primários.

"Contactam-nos por telefone e 'email', por exemplo, porque estão preocupados e, naturalmente, recorrem a nós [profissionais de saúde dos centros de saúde] para esclarecer dúvidas como o uso ou não de máscara ou levar ou não as crianças à escola", descreveu a diretora clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULSSJ, estrutura hospitalar do Porto, um dos distritos mais afetados pelos incêndios que assolam o país desde domingo.

Fogo destruiu no sábado 340 hectares em Oliveira do Hospital

Lusa | há 2 semanas

Cerca de 340 hectares do concelho de Oliveira do Hospital foram destruídos pelas chamas no sábado, faltando ainda contabilizar a área ardida na terça-feira, revelou hoje o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Oliveira do Hospital explicou que em menos de oito horas foram consumidos cerca de 340 hectares do seu concelho, depois do incêndio de Seia ter atravessado de Paranhos para Seixo da Beira.

Região do Ave com todos os fogos em fase de resolução

Lusa | há 2 semanas

A região do Ave tem todos os incêndios em fase de resolução, nomeadamente os que ainda hoje lavravam nos concelhos da Póvoa de Lanhoso e de Vieira do Minho, no distrito de Braga, indicou a Proteção Civil.

Em declarações à agência Lusa, pelas 18h30, o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, Rui Costa, deu conta de que todos os incêndios que estavam hoje ativos na região estão "em fase de resolução", após cinco dias (desde sábado) em que os incêndios não deram tréguas aos operacionais no terreno.

Brasil expressa pesar por vítimas de fogos em Portugal e apela a parceria

Lusa | há 2 semanas

O governo brasileiro expressou hoje "profundo pesar" pelas vítimas dos incêndios em Portugal, incluindo um brasileiro morto, e apela às "nações parceiras" que redobrem os esforços na luta contra as alterações climáticas.

"O governo brasileiro expressa profundo pesar pelos mortos e feridos e pelas perdas materiais decorrentes dos incêndios florestais que atingem Portugal. Regista com grande tristeza o falecimento de vítima brasileira de acidente relacionado aos incêndios que assolam o país europeu", indicou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em comunicado.

Morte de bombeiros. "Se sistema falhou [temos] de tirar essas conclusões"

Daniela Filipe | há 2 semanas

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, lamentou a morte de quatro bombeiros que combatiam as chamas que assolam o país, tendo salientado que "não podemos ter nenhuma dúvida sobre o que temos de fazer".

"Estes quatro bombeiros representam o que de mais nobre há, que é a vida, e perderam a vida. Perante esta circunstância, não podemos ter nenhuma dúvida sobre o que temos de fazer. Se o sistema falhou, alguém tem de tirar essas conclusões. Eu saberia tirá-las, outros o farão", disse.

Liga dos Bombeiros pede demissão da coordenação técnica operacional

Liga dos Bombeiros pede demissão da coordenação técnica operacional

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, reclamou hoje a demissão dos responsáveis pela coordenação técnica operacional na sequência das três mortes de bombeiros de Tábua, afirmando que o sistema falhou.

Lusa | 19:43 - 18/09/2024

Marcelo entre centenas na despedida ao bombeiro de S. Mamede de Infesta

Lusa | há 2 semanas

Centenas de pessoas, entre elas o Presidente da República e a ministra da Administração Interna, participaram hoje, em São Mamede de Infesta, Matosinhos, na missa do bombeiro que morreu no domingo no combate ao incêndio em Oliveira de Azeméis.

Marcelo entre centenas na despedida ao bombeiro de S. Mamede de Infesta

Marcelo entre centenas na despedida ao bombeiro de S. Mamede de Infesta

Centenas de pessoas, entre elas o Presidente da República e a ministra da Administração Interna, participaram hoje, em São Mamede de Infesta, Matosinhos, na missa do bombeiro que morreu no domingo no combate ao incêndio em Oliveira de Azeméis.

Lusa | 18:17 - 18/09/2024

Na cerimónia que decorreu no quartel da corporação de bombeiros local participaram também o bispo D. Américo Aguiar, na qualidade de Capelão Nacional da Liga dos Bombeiros, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o presidente da Liga dos Bombeiros, António Nunes.

Presidente da Câmara de Gondomar diz que fogo "está dominado"

Lusa | há 2 semanas

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, confirmou hoje que o incêndio que lavra naquele concelho desde segunda-feira "está dominado" e em resolução, esperando-se que o rescaldo seja feito "nas próximas horas".

Presidente da Câmara de Gondomar diz que fogo

Presidente da Câmara de Gondomar diz que fogo "está dominado"

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, confirmou hoje que o incêndio que lavra naquele concelho desde segunda-feira "está dominado" e em resolução, esperando-se que o rescaldo seja feito "nas próximas horas".

Lusa | 18:27 - 18/09/2024

Autarca de Gondomar diz que bombeiros "estão exaustos"

Daniela Filipe | há 2 semanas

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, deu conta de que há uma "frente ativa forte, a progredir para sul" naquela zona, ao mesmo tempo que salientou que os "bombeiros estão exaustos".

Em declarações aos jornalistas, o responsável apontou que "vários bombeiros foram retirados por exaustão", além de ter apontado que contabilizam-se oito bombeiros feridos em dois dias.

"Não sei mais a quem ligar", lamentou.

Gondomar pede mais apoio para substituir bombeiros

Gondomar pede mais apoio para substituir bombeiros "que estão exaustos"

O presidente da Câmara de Gondomar apelou hoje às autoridades para que disponibilizem mais meios para combater o incêndio que lavra no concelho desde segunda-feira, afirmando que "já não há bombeiros para substituir os que estão exaustos no terreno".

Lusa | 11:44 - 18/09/2024

Autarca de Sever diz que situação só ficará resolvida com chuva

Lusa | há 2 semanas

O presidente da Câmara de Sever do Vouga, Pedro Lobo, disse hoje acreditar que o incêndio que lavra neste concelho do distrito de Aveiro só fique resolvido quando chegar a chuva, contrariando as previsões da proteção civil.

"Não tenho perspetivas de que [o incêndio] se resolva hoje. Não tenho perspetivas sequer que se resolva amanhã [quinta-feira], se não chover. Só acredito que isto se resolva quando vier a chuva", disse à Lusa o autarca.

Presidente e governo são-tomense manifestam solidariedade a Portugal

Lusa | há 2 semanas

O presidente e o governo de São Tomé e Príncipe manifestaram "total" e "profunda" solidariedade ao povo e o Governo português face à calamidade provocada pelos incêndios, e apresentaram condolências às famílias das vítimas mortais.

"O presidente Carlos Vila Nova manifestou total solidariedade para com o povo português, devido aos múltiplos incêndios que tem fustigado Portugal, o que também já provocou vítimas mortais e destruição de várias infraestruturas", lê-se numa publicação da Presidência são-tomense, no Facebook.

Anafre cria Rede Solidária de Autarcas para facilitar apoio

Lusa | há 2 semanas

A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) decidiu criar a Rede Solidária de Autarcas (RSA) para pôr em contacto direto as autarquias e facilitar a distribuição de apoio no contexto de crise que o país vive devido aos incêndios.

O objetivo da RSA é "reforçar a importância da colaboração e solidariedade entre as freguesias em momentos de crise", afirma o presidente da Anafre, Jorge Veloso (PS), citado em comunicado, sublinhando que "os autarcas de freguesia são sempre a primeira resposta às comunidades que servem".

Frente incontrolável de fogo progride em pinhal em Vila Pouca de Aguiar

Lusa | há 2 semanas

O incêndio em Sabroso de Aguiar, Vila Pouca de Aguiar, está a avançar "completamente incontrolável" numa zona de pinhal, com meios insuficientes para o combate, disse o comandante dos bombeiros.

"Temos uma reativação forte em Sabroso, uma frente completamente incontrolável e não temos meios disponíveis para reforçar. O único meio de reforço que veio hoje dos bombeiros foram duas viaturas isoladas", afirmou à agência Lusa Hugo Silva.

Prisão preventiva para suspeita de fogos florestais em Condeixa-a-Nova

Lusa | há 2 semanas

Uma mulher de 47 anos ficou hoje em prisão preventiva depois de ter sido indiciada pela prática de seis crimes de incêndio florestal agravado, no concelho de Condeixa-a-Nova, anunciou hoje o Ministério Público (MP) de Coimbra.

De acordo com a página de internet da Procuradoria da República da Comarca de Coimbra, a mulher foi hoje presente a primeiro interrogatório judicial, depois de ter sido detida fora de flagrante delito.

Rede ferroviária nacional sem cortes nas linhas pelas 17h00

Lusa | há 2 semanas

A rede ferroviária nacional estava a funcionar sem cortes nas linhas pelas 17h00 de hoje, disse à Lusa fonte oficial da Infraestruturas de Portugal (IP), após vários cortes verificados nos últimos dias devido aos incêndios.

De acordo com fonte da IP, os condicionamentos que foram ocorrendo hoje e nos últimos dias, principalmente nas linhas do Douro e Vouga, estavam, pelas 17h00, debelados.

A mesma fonte sublinhou que, face à evolução dinâmica da realidade do combate aos incêndios no terreno, poderá haver novos cortes na circulação a qualquer momento.

Associações de Viseu e Aveiro cancelam jogos devido aos incêndios

Lusa | há 2 semanas

As associações de futebol de Viseu e de Aveiro cancelaram hoje todos os jogos das competições distritais marcados para os dias 20, 21 e 22 de setembro, devido aos incêndios que afetam as regiões.

Uma decisão semelhante à que havia já sido tomada pela congénere do Porto.

Em comunicado, a direção a Associação de Futebol de Viseu justifica a decisão "pela necessidade de salvaguarda da saúde e segurança de todos os intervenientes nas partidas", e também da "verdade e equidade desportiva", lembrando que há várias equipas impossibilitadas de treinar devido aos incêndios, e em muitos concelhos do distrito há instalações desportivas encerradas.  

Suspeito detido pela PJ no concelho da Batalha em liberdade

Lusa | há 2 semanas

O homem detido na terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ) suspeito de ser o autor de um incêndio florestal no concelho da Batalha saiu em liberdade, após ser presente a um juiz de instrução criminal, foi hoje divulgado.

Fonte judicial disse que "o juiz não aplicou nenhuma medida de coação por entender que os factos descritos na promoção do Ministério Público e que são imputados ao arguido não integram a prática de qualquer tipo de crime".

Câmara de Nelas pede agilização nos apoios do Governo

Lusa | há 2 semanas

O presidente da Câmara de Nelas mostrou-se satisfeito com os apoios anunciados hoje pelo Governo, numa reunião com vários autarcas, mas pediu agilização e desburocratização para que se possam apoiar rapidamente as pessoas.

"É importante haver uma maior agilização no tempo dos apoios e evitar a burocracia. Precisamos de dar uma resposta rápida às pessoas, que perderam os seus bens agrícolas e a sua economia familiar", disse à agência Lusa Joaquim Amaral (PSD).

Autoestradas reabrem mas há oito nacionais cortadas no Norte e Centro

Lusa | há 2 semanas

Todas as autoestradas do país estavam abertas ao trânsito pelas 16h10 de hoje, permanecendo oito estradas nacionais (EN) fechadas em Aveiro, Porto, Vila Real e Viseu, devido aos incêndios no Norte e Centro do país, segundo a GNR.

De acordo com informação adiantada à Lusa por fonte oficial da GNR, pelas 16h10 não havia autoestradas cortadas em Portugal continental, permanecendo cortadas, no distrito de Aveiro, a EN 333, entre Talhadas (Sever do Vouga) e Águeda, e a EN 326-1 entre Canelas e Alvarenga (Arouca).

Leia a peça na íntegra aqui.

Guterres vincula fogos à crise climática e diz estar atento à situação

Lusa | há 2 semanas

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse hoje à Lusa estar a acompanhar a situação dos fogos em Portugal com muita atenção e vinculou esse cenário ao agravamento da crise climática.

Em resposta à Lusa, em Nova Iorque, Guterres - que tem na questão ambiental uma das prioridades do seu mandato - frisou que a "crise climática é um fator multiplicador de todas as tragédias que assistimos".

"Tenho estado a acompanhar a situação dos fogos em Portugal com muito atenção", disse o secretário-geral das Nações Unidas numa conferência de imprensa.

Mobilização de milhares de bombeiros não afeta serviços nas corporações

Lusa | há 2 semanas

Os serviços prestados pelas corporações de bombeiros, como o transporte de doentes, não estão a ser afetados pelo número de operacionais mobilizados para os incêndios, disse hoje o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

"Não tenho conhecimento de que esse serviço não esteja a ser assegurado [pelas corporações], porque o número de bombeiros e viaturas não está esgotado", disse à Lusa António Nunes.

De acordo com o presidente da LBP, existem em Portugal 28 mil bombeiros e quatro mil viaturas, número considerado "suficiente para o rácio populacional".  

Autarca de Águeda alerta para risco de chamas chegarem a outros concelhos

Lusa | há 2 semanas

O presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, apelou hoje à canalização de meios para combater o incêndio que lavra no município, alertando para o risco de as chamas passarem para os concelhos vizinhos de Anadia, Mortágua e Tondela.

"Temos um fogo que sobrou de Sever do Vouga, que entrou no nosso concelho de madrugada, em Lourizela, e que tem um potencial incrível para ser uma coisa brutal", disse à Lusa o autarca, pelas 15h30.

Jorge Almeida disse que, neste momento, há "muitos bombeiros mobilizados para o local", auxiliados por seis aviões canadair e máquinas de rasto, mas teme que isso não seja suficiente.

Viseu cancela atividades da Feira Franca e concerto de Marisa Liz

Lusa | há 2 semanas

A Câmara cancelou todas as atividades previstas na programação da Feira Franca de Viseu até sexta-feira, que inclui o concerto de Mariza Liz, em virtude dos incêndios que assolam aquele distrito, informou hoje a autarquia.

Num comunicado, o Município de Viseu, liderado por Fernando Ruas, esclarece que a decisão foi tomada em conjunto com a Viseu Marca.

Várias frentes ativas e cinco aldeias isoladas em São Pedro do Sul

Lusa | há 2 semanas

Cinco aldeias de duas freguesias de São Pedro do Sul estão isoladas devido ao incêndio que está, cerca das 15h30 de hoje, com cinco frentes ativas, disse à agência Lusa o presidente do município.

"Neste momento, temos quatro populações isoladas: as mais pequenas da freguesia de São Martinho das Moitas, uma das freguesias mais distante e pequena do concelho, e ainda a aldeia de Fujaco, na freguesia do Sul", disse à agência Lusa Vítor Figueiredo.

Viseu. Bombeiro hospitalizado após homem agredi-lo com utensílio agrícola

Notícias ao Minuto | há 2 semanas

Um bombeiro que se encontrava no combate às chamas, em Viseu, foi agredido, esta quarta-feira, pelo proprietário de uma casa, no concelho de Resende.

De acordo com o que o Notícias ao Minuto confirmou junto dos Bombeiros Voluntários de Resende, o homem foi hospitalizado em Lamego, e em princípio os ferimentos "serão oligerios". A agressão foi feita com recurso a uma "ferramenta agrícola" e o homem terá sido atingido no braço.

Incêndios? Deputados e membros do Governo aplaudem de pé Aguiar-Branco

Lusa | há 2 semanas

Deputados e membros do Governo aplaudiram hoje, de pé, a mensagem de condolências que o presidente da Assembleia da República dirigiu aos familiares e amigos das vítimas dos mais recentes incêndios em Portugal.

A breve mensagem de José Pedro Aguiar-Branco foi transmitida logo no início da sessão plenária, em que também estavam presentes os ministros dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, e da Justiça, Rita Alarcão Júdice.

Incêndios? Deputados e membros do Governo aplaudem de pé Aguiar-Branco

Incêndios? Deputados e membros do Governo aplaudem de pé Aguiar-Branco

Deputados e membros do Governo aplaudiram hoje, de pé, a mensagem de condolências que o presidente da Assembleia da República dirigiu aos familiares e amigos das vítimas dos mais recentes incêndios em Portugal.

Lusa | 15:50 - 18/09/2024


 

Situação bem "mais calma" em Nelas mas com atenção ao fogo em Mangualde

Lusa | há 2 semanas

A situação dos incêndios no concelho de Nelas "está bastante mais calma", estando os operacionais atentos ao fogo de Mangualde, que pode dirigir-se para aquele concelho do distrito de Viseu, disse à Lusa o comandante dos bombeiros.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Nelas, Guilherme Almeida, explicou à Lusa, às 14h30, que "a situação está bastante mais calma".

"No entanto, estamos com alguma preocupação com uma frente que está a vir de Mangualde [distrito Viseu] para o nosso concelho e que, se não correr favoravelmente, pode entrar em áreas que ainda não arderam e criar algum problema em áreas habitacionais e aldeias", revelou o comandante.

"Este não é momento de fazer críticas ao Governo. É um momento de união"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

O líder do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, afirmou, esta quarta-feira, que "este não é um momento para fazer críticas ao Governo" sobre o combate aos incêndios rurais, mas sim "um momento de união", e disponibilizou o partido "para as alterações legislativas e políticas que vierem a ser necessárias"

"Temos acompanhado com muita atenção e preocupação os acontecimentos recentes em Portugal", começou por referir em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, manifestando as "sentidas condolências e solidariedade aos familiares das vítimas".

"Solidariedade também para com os bombeiros que, de forma corajosa e incansável, têm travado combates diários para proteger as nossas populações e os seus bens. Nos últimos dias, temos assistido também a populações, em vários pontos do país, a combater os fogos", enalteceu Pedro Nuno Santos, que deixou ainda uma palavra aos autarcas dos municípios afetados "que têm feito tudo o que está ao seu alcance para proteger as duas populações".

O socialista frisou que "este não é o momento de fazer críticas ao Governo", mas sim "um momento de união e unidade".

"Temos de estar todos concentrados no combate aos fogos e no apoio às populações. Aproveito para disponibilizar o Partido Socialista para ajudar o Governo no que for necessário e disponibilizar o PS para as alterações legislativas e políticas que vierem a ser necessárias. É preciso um consenso alargado e o PS está disponível para esse consenso", destacou.

E atirou: "Nós não vamos fazer o que o PSD fez em 2017. Este não é o momento para estarmos a fazer crítica ao Governo. Esse momento chegará. Nós temos muitas perguntas para fazer, mas essa não é neste momento a nossa preocupação".

"Reconhecimento". McDonald's Portugal oferece refeições a bombeiros

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

A McDonald's Portugal está a oferecer refeições, nomeadamente McMenus, aos bombeiros portugueses. A oferta é válida para "operacionais que se encontrem em trânsito da sua missão", entre os dias 17 de setembro e 4 de outubro.

Equipas multidisciplinares de Tábua fazem levantamento de danos

Lusa | há 2 semanas

Equipas multidisciplinares do Município de Tábua encontram-se hoje a efetuar um primeiro levantamento de danos e prejuízos causados pelo incêndio rural que afetou o concelho, bem como a prestar apoio à população, revelou a Câmara Municipal.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Câmara Municipal de Tábua informa que equipas multidisciplinares do Município, em articulação com os executivos das freguesias de Midões, Póvoa de Midões e Tábua, já se encontram no terreno desde a manhã.

Este trabalho de proximidade é essencial para que, no imediato, possam ser identificadas e priorizadas as ajudas que permitam ultrapassar as necessidades mais prementes das populações, bem como para solicitar junto da Administração Central a ajuda necessária à recuperação deste território", justifica. 

Espanha enviou 248 militares e 82 meios para Portugal

Lusa | há 2 semanas

O Governo espanhol enviou para Portugal 248 militares e 82 meios da Unidade Militar de Emergências (UME) para o combate aos incêndios, revelou hoje o Ministério da Defesa de Espanha.

"As unidades da UME já estão em Portugal, a colaborar na extinção dos incêndios florestais", escreveu o Ministério da Defesa de Espanha, numa publicação na rede social X.

"Com 248 militares e 82 meios, trabalham no ataque direto para defender a população", segundo a mesma publicação.

Castro Daire regista dois incêndios e várias frentes ativas

Lusa | há 2 semanas

O concelho de Castro Daire registava às 13h00 de hoje dois incêndios ativos, um que se expandiu a São Pedro do Sul e Arouca, e um novo na Serra de Montemuro, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

"Neste momento [cerca das 13h00], estamos a combater dois incêndios distintos, o de Soutelo, em Mões, e agora um novo na serra de Montemuro. São incêndios que mantêm várias frentes ativas e com muita intensidade", disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Farejinhas, Castro Daire.

De acordo com a página da Proteção Civil, o incêndio de Mões conta com mais de 500 bombeiros e 11 meios aéreos, além de 160 viaturas. O fogo na Freguesia de Pinheiro, na serra de Montemuro, estava a ser combatido às 13h00 por 133 bombeiros, dois meios aéreos e 41 viaturas.

Castro Daire regista dois incêndios e várias frentes ativas

Castro Daire regista dois incêndios e várias frentes ativas

O concelho de Castro Daire registava às 13:00 de hoje dois incêndios ativos, um que se expandiu a São Pedro do Sul e Arouca, e um novo na Serra de Montemuro, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

Lusa | 15:02 - 18/09/2024

Fogos? Governo garante apoios "muito em breve" para habitação e emprego

Lusa | há 2 semanas

O ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, prometeu hoje apoios "muito brevemente", com prioridades para primeiras habitações e empresas, afetadas pelos incêndios.

"Apoios de maior vulto, apoios para a reconstrução de fábricas, de casas, esses aí é que não poderiam ter começado, mas vão começar muito brevemente. Se tudo correr bem, vão começar em prazos muito razoáveis", afirmou Manuel Castro Almeida.

À saída de uma reunião, hoje, com sete autarcas da região de Viseu dos municípios mais atingidos pelos incêndios que decorrem na região desde segunda-feira, o ministro da Coesão Territorial sublinhou que há prioridades na distribuição dos apoios.

Três bombeiros, um artista e um idoso. Eis as 5 vítimas mortais do fogo

Notícias ao Minuto | há 2 semanas

Sónia era enfermeira e ia casar. Paulo tinha duas filhas e Carlos Eduardo veio viver para Portugal atrás de um sonho. Todos tinham uma história que foi interrompida pelas chamas.

Leia mais abaixo:

Três bombeiros, um artista e um idoso. Eis as 5 vítimas mortais do fogo

Três bombeiros, um artista e um idoso. Eis as 5 vítimas mortais do fogo

Sónia era enfermeira e ia casar. Paulo tinha duas filhas e Carlos Eduardo veio viver para Portugal atrás de um sonho. Todos tinham uma história que foi interrompida pelas chamas.

Notícias ao Minuto | 14:52 - 18/09/2024

Imagens mostram rasto de destruição dos incêndios em vários concelhos

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

Portugal continental tem enfrentado, ao longo dos últimos, dias "difíceis" devido aos incêndios que lavram no Norte e Centro de país. Imagens, que pode ver na galeria abaixo, mostram o rasto de destruição causado pelas chamas nos concelhos de Águeda, Gondomar e Sever do Vouga.

Eis as imagens:

Imagens mostram rasto de destruição dos incêndios em vários concelhos

Imagens mostram rasto de destruição dos incêndios em vários concelhos

Imagens, que pode ver na galeria, mostram o rasto de destruição causado pelas chamas nos concelhos de Águeda, Gondomar e Sever do Vouga.

Notícias ao Minuto com Lusa | 14:30 - 18/09/2024

 

Problemas oculares levam dezenas de bombeiros às urgências em Águeda

Lusa | há 2 semanas

Dezenas de bombeiros têm estado a ser socorridos na Urgência de Águeda com problemas oculares, revelou hoje a Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, E.P.E. (ULS RA).

"O Serviço de Urgência Básica de Águeda está a dar apoio a dezenas de bombeiros atendidos com prioridade, que procuram ajuda no sentido de ultrapassar, sobretudo, inflamações e irritações oculares, estando a ser disponibilizados colírios e lágrimas artificiais", descreve.

 
 

Chega e PCP dizem que momento é de união. Debate deve ficar para depois

Lusa | há 2 semanas

O Chega e o PCP consideraram hoje que os incêndios dos últimos dias exigem solidariedade e união com as populações, e que debate sobre as causas e responsabilidades deve ficar para depois.

Em reação, na Assembleia da República, ao Conselho de Ministros extraordinário desta terça-feira sobre os incêndios, o Chega, pelo deputado Pedro Frazão, e o PCP, por António Filipe, salientaram que as medidas anunciadas pelo Governo foram positivas e as necessárias, dado o atual cenário.

Chega e PCP dizem que momento é de união. Debate deve ficar para depois

Chega e PCP dizem que momento é de união. Debate deve ficar para depois

O Chega e o PCP consideraram hoje que os incêndios dos últimos dias exigem solidariedade e união com as populações, e que debate sobre as causas e responsabilidades deve ficar para depois.

Lusa | 14:26 - 18/09/2024

TAP permite mudar voos do Porto para Lisboa sem custo para passageiros

Lusa | há 2 semanas

A TAP vai permitir que os passageiros que foram impedidos de voar a partir do Porto devido aos incêndios possam alterar os seus voos e fazê-los a partir de Lisboa, sem custo, adiantou, em comunicado.

Todos os passageiros que foram impedidos de voar para qualquer destino servido pela TAP a partir do Porto devido aos incêndios dos últimos dias poderão também alterar os seus voos e fazê-lo a partir de Lisboa, sem qualquer custo", disse a transportadora.

A companhia disse ainda que, "já a partir de hoje e durante uma semana, quem quiser voar com a TAP entre estas duas cidades poderá fazê-lo em qualquer uma das nove ligações diárias pelo preço fixo de apenas 39 euros por percurso".

Dois aviões reforçaram o combate a fogo em Vila Pouca de Aguiar

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

Dois aviões reforçaram pelas 13h30 de hoje o combate aos incêndios que lavram em Vila Pouca de Aguiar, segundo o comandante sub-regional da Proteção Civil do Alto Tâmega.

Artur Mota disse à agência Lusa que os aviões, uma parelha de alfas de Vila Real, vai atuar num primeiro momento na ocorrência que começou em Sabroso de Aguiar e que lavra numa zona de pinhal e próximo de aldeias, e que poderá seguir depois para Soutelinho do Mezio e Bornes de Aguiar.

O responsável referiu que, durante a tarde, regressarão ao terreno equipas de sapadores que estiveram a descansar, o que poderá elevar o número de operacionais para os 130.

Dois aviões reforçaram o combate a fogo em Vila Pouca de Aguiar

Dois aviões reforçaram o combate a fogo em Vila Pouca de Aguiar

Dois aviões reforçaram pelas 13:30 de hoje o combate aos incêndios que lavram em Vila Pouca de Aguiar, segundo o comandante sub-regional da Proteção Civil do Alto Tâmega.

Lusa | 14:19 - 18/09/2024

Mais de 106 mil hectares arderam em Portugal continental desde domingo

Lusa | há 2 semanas

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 106 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões norte e centro, atingidas pelos incêndios desde o fim de semana, já arderam 75.645 hectares.

As zonas mais afetadas localizam-se nas regiões de Aveiro, Tâmega e Sousa e Viseu Dão Lafões, que totalizam 75.645 hectares de área ardida, 71% da área ardida em todo o território nacional.

De acordo com o sistema Copernicus, que recorre a imagens de satélite com resolução espacial a 20 metros e 250 metros, a contabilização do total de área ardida desde domingo chega aos 106.222 hectares, perto do dobro em relação a terça-feira, quando a área ardida ascendia aos 62.646 hectares.

Sever do Vouga com "reacendimentos". Fogos combatidos por 698 homens

Lusa | há 2 semanas

Os incêndios em Sever do Vouga tiveram hoje, pelas 12h00, "vários reacendimentos" e estão a ser combatidos por um total 698 homens, 222 viaturas e um meio aéreo, revelaram o vice-presidente da autarquia e a proteção civil.

"Estávamos já numa fase de tentativa de controlo, mas desde as 12:00 houve vários reacendimentos, nomeadamente em Felgares, Silva Escura, em Ribeiro, Paradela do Vouga e em Vilarinho de Frágua", descreveu à Lusa Paulo Nogueira, vice-presidente desta autarquia do distrito de Aveiro.

Na página da Internet da Proteção Civil, os dois incêndios de Sever do Vouga têm tido atualizações frequentes desde as 13h00 e mobilizavam, pelas 13h40, um total de 698 homens, 211 viaturas e um meio aéreo.

Fogo de Águeda está "muito violento" e deverá afetar populações

Lusa | há 2 semanas

O incêndio que lavra em Águeda, no distrito de Aveiro, está "muito violento" e deverá afetar algumas populações, informou hoje a proteção civil.

Aquilo que nos levanta mais preocupações, neste momento, é o incêndio de Águeda. Está muito violento. O vento durante a noite foi extremamente forte e, portanto, estamos com algumas dificuldades em controlar aquela frente", disse o segundo comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Mário Silvestre.

O responsável, que falava durante um 'briefing', pelas 12h30, no centro de comando distrital, em Oliveira de Azeméis, referiu que as perspetivas para as próximas horas neste concelho são "complexas", dando como certo que algumas populações "serão afetadas".

Chamas dominadas em Carregal do Sal depois de noite de combate

Lusa | há 2 semanas

O incêndio florestal que lavrou durante quase dois dias em Carregal do Sal, no sul do distrito de Viseu, e que teve origem no fogo de Nelas, foi dominado na manhã desta quarta-feira, disse fonte dos bombeiros.

"De noite andámos a fazer combate, a tentar resolver todas as questões que tínhamos e ao início da manhã tivemos a devida recompensa, o incêndio, neste momento, está dominado. Andamos apenas e só a controlar algumas reativações que vão ocorrendo", disse à agência Lusa Filipe Lopes, comandante dos bombeiros de Carregal do Sal.

"Queria ver se a partir de hoje conseguimos começar a fazer rescaldo e a normalizar a situação", acrescentou.

Chamas dominadas em Carregal do Sal depois de noite de combate

Chamas dominadas em Carregal do Sal depois de noite de combate

O incêndio florestal que lavrou durante quase dois dias em Carregal do Sal, no sul do distrito de Viseu, e que teve origem no fogo de Nelas, foi dominado na manhã desta quarta-feira, disse fonte dos bombeiros.

Lusa | 12:54 - 18/09/2024

Um heli e 108 operacionais combatem seis frentes em Vila Pouca de Aguiar

Lusa | há 2 semanas

Os incêndios em Vila Pouca de Aguiar avançam em seis frentes e estão esta quarta-feira a ser combatidos por 108 operacionais e um helicóptero, meios considerados "muito insuficientes" pelo comandante dos bombeiros.

Hugo Silva disse à agência Lusa, num ponto de situação feito pelas 12h00, que há seis frentes ativas junto a aldeias como Soutelinho de Aguiar, Samardã, Guilhado, Sabroso de Aguiar e Vilela da Cabugueira.

É em Vilela da Cabugueira que está a operar um helicóptero porque, segundo Hugo Silva, este é, neste momento, o "ponto mais crítico", já que se trata de uma área de pinhal que tem uma aldeia na parte de baixo (Sabroso de Aguiar) e outra na parte de cima (Vilela da Cabugueira).

Os meios são considerados "muito insuficientes" pelo comandante para a quantidade de fogos, referindo que já foram pedidos reforços por várias vezes, mas que estes não estão disponíveis.

"Ação direta do incêndio". Número de mortos revisto para cinco

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

Questionado sobre a diferença no número de mortos registados, uma vez que até agora se falava num balanço de sete vítimas, o responsável da ANEPC referiu que as cinco mortes são a indicação que a Proteção Civil recebeu do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), não sendo contabilizados os dois civis que morreram de doença súbita.

"Esses dois cidadãos que infelizmente faleceram, um foi na sua habitação e outro na via pública, e não foram contabilizados por ação direta do incêndio", explicou.

Proteção Civil reitera: "Há tolerância zero ao uso do fogo"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

O Comandante Nacional de Emergência da Proteção Civil reiterou que "há tolerância zero ao uso do fogo" e que a "situação meteorológica ainda se mantém bastante desfavorável", sendo "expectável que nas próximas 48h o risco de incêndio florestal não reduza significativamente"

"As próximas 48 horas, sobretudo as próximas 24, vão ser horas muito complexas, muito difíceis", alertou. "Apelamos à consciência".

Proteção Civil não espera que situação acalme nas próximas 48 horas

Proteção Civil não espera que situação acalme nas próximas 48 horas

A Proteção Civil antecipou hoje que as próximas 24 horas vão ser "muito complexas e difíceis" para os operacionais e populações afetadas pelos incêndios e não está à espera que a situação acalme nas próximas 48 horas.

Lusa | 15:14 - 18/09/2024

Incêndios provocaram "cinco vítimas mortais e dez feridos graves"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

Segundo o Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, que cita "números oficiais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)", os incêndios provocaram 123 vítimas, "das quais a lamentar cinco vítimas mortais, 10 feridos graves, 49 feridos ligeiros e 59 vítimas assistidas".

Incêndios. Proteção Civil contabiliza cinco mortos e 118 feridos

Incêndios. Proteção Civil contabiliza cinco mortos e 118 feridos

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou cinco mortos nos incêndios do norte e centro do país nos últimos dois dias, realçando hoje a existência de 118 feridos, dos quais 10 em estado grave.

Lusa | 13:31 - 18/09/2024

"Fumo intenso e espesso" dificulta operação de meios aéreos

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

O Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, destacou, esta quarta-feira, que, "neste momento, as situações mais complexas vivem-se nas subregiões de Aveiro, Viseu Dão Lafões e Alto Tâmega".

Atualmente, há 5.285 operacionais, 1.600 meios terrestres e 36 meios aéreos no combate às chamas. No entanto, "devido ao fumo intenso e espesso que existe na maioria destes incêndios, é muito difícil operar com meios aéreos".

Atuação dos meios aéreos está a ser

Atuação dos meios aéreos está a ser "muito difícil" devido ao fumo

A atuação dos meios aéreos tem sido "muito difícil" na maioria dos incêndios em curso "devido ao fumo intenso e espesso" que se faz sentir, explicou hoje o comandante nacional de emergência e proteção civil.

Lusa | 14:17 - 18/09/2024

Eis as imagens aterradoras do incêndio que consome os Passadiços do Paiva

Daniela Carrilho | há 2 semanas

Os Passadiços do Paiva estão, na manhã desta quarta-feira, a ser consumidos por um incêndio. O Notícias ao Minuto teve acesso a um vídeo do momento em que o fogo deflagra naquele que é considerado uma das maiores atrações turísticas do município de Arouca.

A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, adiantou, em declarações à RTP3, que os "Passadiços do Paiva estão a arder".

Pode ver o vídeo aqui.

Plumas dos incêndios "visíveis a cerca de 500 km da costa de Portugal"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) referiu, esta quinta-feira, que as plumas dos incêndios que lavram em Portugal continental, sobretudo no Norte e Centro, há vários dias "são visíveis a cerca de 500 km da costa".

"Na imagem de satélite é possível identificar claramente as plumas dos incêndios sobre o oceano Atlântico a centenas de quilómetros a oeste de Portugal continental. Numa estimativa aproximada, pode-se dizer que são visíveis a cerca de 500 km da costa de Portugal", indicou o IPMA, numa nota na rede social Facebook.

Região do Ave está mais calma, mas ainda com fogos ativos

Lusa | há 2 semanas

A situação dos incêndios na região do Ave está esta quarta-feira mais calma, segundo a Proteção Civil, que alerta, contudo, para os fogos ainda ativos na Póvoa de Lanhoso e em Vieira do Minho, distrito de Braga, e para possíveis reacendimentos.

Num balanço feito à agência Lusa pelas 11h45, o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave deu conta de "um dia mais calmo" nos incêndios na região, acrescentado que há ainda dois incêndios ativos no concelho da Póvoa de Lanhoso, que já atravessaram para o concelho vizinho de Vieira do Minho, no qual está a lavrar um outro fogo.

Fogo dominado no concelho de Tábua

Lusa | há 2 semanas

O incêndio que atingiu o concelho de Tábua desde terça-feira foi considerado dominado por volta das 11h10 desta quarta-feira, garantiu o comandante dos Bombeiros Voluntários de Tábua, Rui Leitão.

Presidente do parlamento dos Açores manifesta "profundo pesar" por fogos

Lusa | há 2 semanas

O presidente do parlamento dos Açores, Luís Garcia, manifestou esta quarta-feira "profundo pesar pelas vítimas dos incêndios nas regiões do Norte e Centro de Portugal, que já provocaram a morte a sete pessoas e cerca de 50 feridos.

"Perder vidas humanas é sempre uma tragédia irreparável", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa Regional, sublinhando que "estas ocorrências têm um impacto devastador sobre as famílias e comunidades afetadas, quer a nível social, económico e emocional, deixando marcas indeléveis".

Presidente do parlamento dos Açores manifesta

Presidente do parlamento dos Açores manifesta "profundo pesar" por fogos

O presidente do parlamento dos Açores, Luís Garcia, manifestou esta quarta-feira "profundo pesar pelas vítimas dos incêndios nas regiões do Norte e Centro de Portugal, que já provocaram a morte a sete pessoas e cerca de 50 feridos.

 Lusa | 12:24 - 18/09/2024

Câmara de Nelas com equipas no terreno para apoiar populações

Lusa | há 2 semanas

A Câmara de Nelas tem várias equipas no terreno a acompanhar as populações ao nível social e da saúde e a fazer o levantamento dos prejuízos, disse à agência Lusa o presidente da autarquia.

"Há dois tipos de trabalhos que estão a ser realizados por duas equipas diferentes multidisciplinares. Uma primeira no âmbito da intervenção social, constituída por psicólogos, assistentes sociais e mediadores sociais, no sentido do apoio às populações de uma forma generalizada", adiantou o presidente da Câmara, Joaquim Amaral.

A autarquia também tem no terreno "uma outra equipa com outros técnicos, que irão realizar uma inventariação dos danos patrimoniais, juntamente com os presidentes de junta, nos territórios afetados".

Fogo em Santo Tirso obrigou a retirar 40 pessoas de casa esta madrugada

Lusa | há 2 semanas

O incêndio que começou na segunda-feira em Paços de Ferreira e passou para Santo Tirso obrigou hoje de madrugada a retirar por precaução 40 pessoas de habitações em Fefojos e Monte Córdova, disse à Lusa fonte autárquica.

À Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Pedro Santos, explicou que o fogo que lavra "em vários pontos do concelho, com "várias frentes ativas", teve início no município vizinho de Paços de Ferreira, distrito do Porto.

"Neste momento temos uma das frentes dominadas, mas há várias frentes. A situação começa a ficar mais tranquila, a previsão é que o vento diminua [de intensidade] nas próximas horas e esperamos, com isso, que o fogo nos dê algumas tréguas", disse pelas 11h00, adiantando que no terreno estavam 102 operacionais, apoiados por 32 viaturas e um meio aéreo.

Incêndios em Gondomar deixaram oito bombeiros feridos

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

Os incêndios que lavram no concelho de Gondomar provocaram ferimentos em oito bombeiros - seis na segunda-feira e dois na terça-feira - e levou à evacuação das localidades de Covelo, Jancido (Foz do Sousa) e Branzelo (Melres), informou o município num ponto de situação enviado às redações.

Segundo a nota, o incêndio em Medas continua ativos, ao passo que os de Jovim, Jancido e Branzelo estão a "ceder aos meios".

"Não há desalojados nem perdas de primeiras habitações. Contudo, há registo de danos em estruturas anexas e armazéns de apoio e em duas oficinas, em Jovim", lê-se.   

No combate às chamas estão 215 operacionais, 58 viaturas e dois meios aéreos. 

Incêndio em Gondomar com três frentes a ceder aos meios

Incêndio em Gondomar com três frentes a ceder aos meios

A Câmara de Gondomar informou esta quarta-feira que dos quatro focos de incêndio a lavrar desde segunda-feira no concelho apenas um, em Medas, continua ativo, estando as outras três frentes, Jovim, Jancido e Melres, a ceder aos meios.

Lusa | 12:51 - 18/09/2024

Gondomar pede mais apoio para substituir bombeiros "que estão exaustos"

Lusa | há 2 semanas

O presidente da Câmara de Gondomar apelou hoje às autoridades para que disponibilizem mais meios para combater o incêndio que lavra no concelho desde segunda-feira, afirmando que "já não há bombeiros para substituir os que estão exaustos no terreno".

"A noite foi terrível, as populações foram inexcedíveis e os bombeiros foram incansáveis, mas é um dia que começa dramático", sobretudo na zona sul do concelho, em Melres, com uma frente ativa "a evoluir para o parque de campismo, que será evacuado", disse o autarca.

Em declarações aos jornalistas, Marco Martins contou que sete bombeiros tiveram que ser assistidos por exaustão e um, com ferimentos mais graves, foi operado durante a noite, aguardando-se "uma avaliação clínica do seu estado".

Governo exige rigor para evitar "fraude" na atribuição de apoios públicos

Lusa | há 2 semanas

O ministro da Coesão Territorial exigiu hoje rigor, em Mangualde, para evitar "fraudes que surgem quando há oportunidade de as pessoas beneficiarem de apoios públicos".

Manuel Castro Almeida disse também que a obrigação do Estado é ajudar as pessoas que, sem culpa, ficaram sem casa e sem emprego devido aos incêndios.

Eu sou dos que estou convencido que é possível fazer um trabalho bem feito, rigoroso, sem fraudes pelo meio, que há pessoas que tentarão fazer fraudes. É possível fazermos um trabalho rigoroso e rápido", defendeu Manuel Castro Almeida.

E acrescentou: "É um desafio que temos à nossa frente. Vamos procurar ser rápidos, mas usando o rigor suficiente para evitar as fraudes, que muitas vezes surgem, quando há oportunidades de as pessoas beneficiarem de apoios públicos".

Residentes de duas aldeias do Marão em Baião retirados das suas casas

Lusa | há 2 semanas

A proteção civil de Baião (Porto) está hoje a retirar 15 pessoas de duas aldeias da freguesia de Teixeira, onde lavra um incêndio numa das encostas da serra do Marão, disse à Lusa o presidente da câmara.

Segundo Paulo Pereira, as aldeias afetadas são Mafômedes e Gavinho e a medida foi tomada por precaução. Os populares estão e ser enviados para a sede da Junta de Freguesia de Gestaçô, onde têm sido apoiados por seis colaboradores do município.

Câmara de Tábua atribui medalha de mérito aos três bombeiros que morreram

Lusa | há 2 semanas

O presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, revelou hoje que vai propor a atribuição da medalha de mérito e altruísmo aos três bombeiros da corporação de Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, que morreram na terça-feira.

"Iremos apresentar proposta para que no feriado municipal [celebrado a 10 de abril] seja atribuída a medalha de mérito e altruísmo aos três bombeiros que faleceram", disse Ricardo Cruz à agência Lusa.

Três bombeiros da corporação de Vila Nova de Oliveirinha morreram na terça-feira quando se deslocavam para um incêndio rural junto à aldeia de Vila do Mato, na freguesia de Midões, no concelho de Tábua, distrito de Coimbra.

Empresas agrícolas e casas destruídas pelo fogo em Mangualde

Lusa | há 2 semanas

Empresas agrícolas e habitações foram destruídas pelas chamas em Mangualde, lamentou hoje o presidente deste município do distrito de Viseu.

"A nossa preocupação é a das pessoas que estão sem os seus bens e muitas delas vivem daquilo que deixaram de ter. Há terrenos, empresas agrícolas que foram consumidas pelas chamas, há pessoas que estão sem habitações", afirmou Marco Almeida.

O presidente do Município de Mangualde disse ainda que, pelas 10h30, a "situação é mais calma, mas de um momento para o outro a situação piora", já que o incêndio no concelho "continua com várias frentes ativas".

Fogo florestal em Albergaria-a-Velha entrou em resolução

Lusa | há 2 semanas

O incêndio florestal que deflagrou na segunda-feira, pelas 07h20, em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, entrou hoje de manhã em fase de resolução, informou a proteção civil.

Este é um dos quatro grandes incêndios que lavram no distrito de Aveiro e que mobilizou nos últimos dias o maior número de meios no combate às chamas.

Em declarações à Lusa, o comandante dos Bombeiros de Albergaria-a-Velha, Albano Ferreira, disse que o fogo entrou em resolução cerca das 10h30.

Fogo florestal em Albergaria-a-Velha entrou em resolução

Fogo florestal em Albergaria-a-Velha entrou em resolução

O incêndio florestal que deflagrou na segunda-feira, pelas 07h20, em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, entrou hoje de manhã em fase de resolução, informou a proteção civil.

Lusa | 11:10 - 18/09/2024

Incêndios. Timor-Leste manifesta "amizade e cooperação" com Portugal

Lusa | há 2 semanas

O governo de Timor-Leste manifestou hoje solidariedade com Portugal devido aos incêndios nas regiões do Norte e Centro, que já provocaram a morte a sete pessoas e 40 feridos.

"Neste momento de crise, reafirmamos o nosso compromisso de amizade e cooperação com Portugal", afirmou, em comunicado, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e porta-voz do Governo, Agio Pereira.

O nosso pensamento está com todas as pessoas afetadas por esta tragédia, em especial com os familiares das vítimas e os bravos operacionais que se dedicam a proteger vidas e património. Estamos confiantes que Portugal irá com resiliência e união ultrapassar mais este desafio", salientou o ministro timorense.

Uma frente ativa em Tábua sem povoações na linha de fogo

Lusa | há 2 semanas

O incêndio que lavra no concelho de Tábua desde terça-feira encontra-se com uma frente ativa e sem qualquer povoação na linha de fogo, informou hoje o comandante dos Bombeiros Voluntários de Tábua, Rui Leitão.

"Neste momento não temos nenhuma povoação na linha de fogo. Temos apenas uma frente ativa a progredir em local de difícil acesso, nas encostas do Mondego", descreveu por volta das 10h00.

Em declarações à agência Lusa, Rui Leitão explicou que a progressão dos meios terrestres está a ser "muito lenta", devida ao declive e ao tipo de vegetação.

Catástrofes? UE quer "financiamento" adequado (e uma estratégia eficaz)

Lusa | há 2 semanas

A Comissão Europeia reconheceu hoje, exemplificando com os incêndios em Portugal, que é necessário financiamento adequado e uma estratégia inovadora para apoiar com eficácia Estados-membros e regiões afetados por fenómenos meteorológicos extremos, que deixaram de ser uma exceção.

"Do outro lado da Europa, milhares de hectares de florestas estão a arder em Portugal [...], quero expressar a minha solidariedade para com as pessoas afetadas por estes desastres e enviar as minhas condolências às pessoas que perderam familiares", disse o comissário para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, na abertura de um debate no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, em França.

O comissário europeu reconheceu que "estes acontecimentos meteorológicos extremos, que antes ocorriam uma vez na vida, são hoje recorrentes, acontecem todos os anos", por isso a União Europeia tem de "melhorar a sua capacidade de resposta".

Só três das 14 freguesias de Vila Pouca de Aguiar não foram atingidas

Lusa | há 2 semanas

A presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar disse hoje que em apenas três das 14 freguesias do concelho não houve alerta de incêndio desde segunda-feira, antevendo prejuízos enormes na floresta e agricultura.

Esta manhã, o concelho mantém três fogos ativos, distantes, que lavram em quatro frentes. O alerta para o primeiro incêndio foi dado pelas 07h30 de segunda-feira e a situação foi-se agravando ao longo do dia, com as chamas a manterem-se ativas até hoje, com preocupações centradas nas frentes de Vilela da Cabugueira e do Guilhado.

Por isso mesmo, Ana Rita Dias disse que não é possível contabilizar, para já, a área ardida, mas antevê "prejuízos enormes" nas principais atividades económicas do concelho, a agricultura e a floresta.

Fogo na Covilhã destrói pinhal que escapou às chamas em 2022

Lusa | há 2 semanas

O incêndio que atingiu Gibraltar, no concelho da Covilhã, durante a madrugada de hoje, consumiu uma zona de pinhal adulto que tinha escapado às chamas no fogo de 2022 na serra da Estrela.

O alerta foi dado às 21h49 de terça-feira e o coordenador municipal de proteção civil, Luís Marques, informou que entrou em resolução cerca das 04h00. Às 10h00, estavam a ser feitos trabalhos de consolidação.

Fogo na Covilhã destrói pinhal que escapou às chamas em 2022

Fogo na Covilhã destrói pinhal que escapou às chamas em 2022

O incêndio que atingiu Gibraltar, no concelho da Covilhã, durante a madrugada de hoje, consumiu uma zona de pinhal adulto que tinha escapado às chamas no fogo de 2022 na serra da Estrela.

Lusa | 10:40 - 18/09/2024

Sónia era um "exemplo de dedicação". Morreu "ao serviço dos outros"

Notícias ao Minuto | há 2 semanas

A Ordem dos Enfermeiros lamentou, nas redes sociais, a morte de Sónia Cláudia Melo, uma das bombeiras que morreu no combate ao fogo, na terça-feira, em Tábua, no distrito de Coimbra.

Sónia, que morreu aos 36 anos ao serviço da comunidade, dedicou toda a sua vida a ajudar. Além de bombeira voluntária em Vila Nova de Oliveirinha, concelho de Tábua, Sónia era também enfermeira no Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, em Oliveira do Hospital.

"Um exemplo de dedicação, não só como enfermeira, mas também como cidadã ao serviço da proteção dos outros. A sua coragem e altruísmo são inspiradores para todos nós. O seu legado perdurará na memória de todos que tiveram o privilégio de a conhecer", descreveu o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), Luís Filipe Barreira, na página de Facebook da entidade, onde mostrou não só a sua "profunda tristeza" pela morte prematura de Sónia, como também aproveitou para dar "as mais sinceras condolências à família".

Distritos do Porto, Aveiro e Viseu com autoestradas e estradas cortadas

Lusa | há 2 semanas

Duas autoestradas e seis estradas nacionais estão esta quarta-feira totalmente ou parcialmente cortadas ao trânsito nos distritos do Porto, Aveiro e Viseu, devido aos incêndios que assolam o país, indicou à Lusa fonte da GNR.

Num balanço feito cerca das 09h00, a GNR indica que, no distrito do Porto, a autoestrada 43 (A43) está cortada entre Gondomar e a A41 e, também em Gondomar, a A41 está cortada entre Medas e Aguiar de Sousa.

Em Aveiro, de acordo com a GNR, há duas estradas nacionais (EN) totalmente cortadas, a EN16 entre Cacia e Sever do Vouga, bem como a EN333 entre Talhadas e Águeda.

Já em Viseu, registam-se cortes totais na EN228 entre Figueira Alva e Fermentel, na EN231 entre Vila Viçosa e Mourelos (Cinfães), na N222 entre Oliveira do Douro e Freigil e na EN225 entre Cabril e Pinheiros.

Distritos do Porto, Aveiro e Viseu com autoestradas e estradas cortadas

Distritos do Porto, Aveiro e Viseu com autoestradas e estradas cortadas

Duas autoestradas e seis estradas nacionais estão esta quarta-feira totalmente ou parcialmente cortadas ao trânsito nos distritos do Porto, Aveiro e Viseu, devido aos incêndios que assolam o país, indicou à Lusa fonte da GNR.

Lusa | 10:16 - 18/09/2024

Rei Felipe VI ligou a Marcelo. "Total solidariedade face à tragédia"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu, durante o dia de terça-feira, uma chamada do Rei Felipe VI de Espanha, manifestando "total solidariedade face à tragédia" provocada pelos incêndios.

Segundo uma nota, publicada no site da Presidência da República, o "monarca espanhol transmitiu ao Presidente da República a sua total solidariedade e do povo espanhol face à tragédia provocada pelos incêndios que têm lavrado na região centro de Portugal, tendo ainda manifestado disponibilidade para reforçar os apoios aéreos e outros do Estado espanhol".

"Passadiços do Paiva estão a arder". Autarca fala em "poucos meios"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, adiantou, esta quarta-feira, que os "Passadiços do Paiva estão a arder."

"Neste momento, estamos um pouco mais calmos face ao cenário de ontem", indicou em declarações à RTP3, acrescentando que "há três frentes ativas que preocupam" e que "há muito poucos meios no terreno".

Quando questionada sobre os Passadiços do Paiva, a autarca respondeu que "efetivamente estão a arder, mas essa não é a nossa preocupação maior". "A nossa maior preocupação são as aldeias, as pessoas e a segurança das pessoas e bens", explicou.

Casas queimadas e várias frentes de fogo em São Pedro do Sul

Lusa | há 2 semanas

O incêndio que está a atingir o concelho de São Pedro do Sul tem várias frentes ativas e afetou casas durante a madrugada desta quarta-feira, disse o presidente da Câmara, às 09h00.

"Foi uma noite muito complicada, com várias frentes de fogo a entrarem por quatro a cinco localidades diferentes e longínquas, o que dificultou a distribuição dos já poucos meios existentes", disse à agência Lusa Vítor Figueiredo.

O autarca de São Pedro do Sul acrescentou ainda que, durante a noite, "foram várias as casas e palheiros que arderam, mas ainda não é possível contabilizar quantas e onde", apesar de adiantar que, em Maceiras e Pesos "há registos de habitações queimadas".

Autarca de Sever do Vouga pede reforço de meios. "Continuamos com falta"

Natacha Nunes Costa | há 2 semanas

O Presidente da Câmara de Sever do Vouga disse, na manhã desta quarta-feira, que há falta de meios no combate ao fogo na região.

"As coisas estavam mais calmas por volta das 6h, quando se levantou este vento e começaram a reativar vários pontos e a surgirem novos pontos. Continuamos com falta de meios. O fogo combate-se melhor nesta zona com meios aéreos e, se for possível, iremos falar para que estejam presentes", notou Pedro Lobo, acrescentando que "a legislação tem de mudar".

"As pessoas acusam-nos de coisas que não temos culpa. Por exemplo na limpeza dos terrenos, a Câmara não pode fazer nada. Se as pessoas não limpam, é a legislação que tem de mudar, é o Governo que tem de legislar no sentido de aplicar multas e obrigar as pessoas a fazer a limpeza dos terrenos. A Câmara não faz mais porque não pode", atirou.

 

Fogo em Arouca com 3 frentes ativas, estradas cortadas e escolas fechadas

Lusa | há 2 semanas

O incêndio que lavra desde as 23h00 de terça-feira em Arouca tem hoje três frentes ativas e, segundo a autarquia do distrito de Aveiro, a situação é de "severidade", com estradas cortadas e escolas fechadas.

"Mantém-se a severidade da ocorrência com três frentes atualmente ativas", disse à agência Lusa a presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém, prolongando o cenário descrito pelo comandante da corporação de bombeiros do concelho, que esta madrugada classificava a situação como "incontrolável" e "gravíssima".

Fogo em Arouca com 3 frentes ativas, estradas cortadas e escolas fechadas

Fogo em Arouca com 3 frentes ativas, estradas cortadas e escolas fechadas

O incêndio que lavra desde as 23h00 de terça-feira em Arouca tem hoje três frentes ativas e, segundo a autarquia do distrito de Aveiro, a situação é de "severidade", com estradas cortadas e escolas fechadas.

Lusa | 09:46 - 18/09/2024

Bombeiros posicionados nos fogos de Alto Tâmega com risco junto a casas

Lusa | há 2 semanas

O subcomandante regional da Proteção Civil do Alto Tâmega disse hoje que os cerca de 300 operacionais disponíveis vão ser distribuídos pelos fogos que representem mais preocupações a nível de habitações em Chaves e Vila Pouca de Aguiar.

"O dispositivo não é muito, mas o que há vai ser diluído pelas ocorrências que sejam mais preocupantes em termos das habitações", afirmou Artur Mota.

Desde segunda-feira que este território do norte do distrito de Vila Real está a ser atingido por vários incêndios principalmente no concelho de Vila Pouca de Aguiar, mas também em Chaves.

Afinal, o que ficou decidido no Conselho de Ministros sobre os incêndios?

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, decidiu convocar o Conselho de Ministros para uma reunião extraordinária durante a tarde de terça-feira. O encontro serviu para analisar "toda a situação relativa aos incêndios e às suas consequências" e foi presidido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Mas, afinal, o que foi decidido e anunciado?

Afinal, o que ficou decidido no Conselho de Ministros sobre os incêndios?

Afinal, o que ficou decidido no Conselho de Ministros sobre os incêndios?

Após o Conselho de Ministros extraordinário de terça-feira, Montenegro e Marcelo deixaram uma promessa: "Não vamos largar estes criminosos". Fique a par de todas as medidas tomadas para combater os incêndios que lavram há vários dias em Portugal continental.

Notícias ao Minuto com Lusa | 09:05 - 18/09/2024

Águeda. Vento complica combate ao fogo e situação volta a descontrolar-se

Lusa | há 2 semanas

O incêndio que lavra em Águeda, distrito de Aveiro, complicou-se durante a noite, com a alteração do vento e reacendimentos, e ao início da manhã de hoje a situação estava novamente descontrolada, segundo o presidente do município.

Em declarações à agência Lusa ao início da manhã, o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, disse que o incêndio rural se "complicou extraordinariamente" - com a alteração do vento e os reacendimentos, "pequenos focos de incêndio tornaram-se grandes incêndios".

"Neste momento temos o incêndio novamente descontrolado", disse o autarca, explicando que o fogo "está muito próximo de núcleos urbanos e da própria cidade".

Comboios retomados entre Aveiro e Águeda mas suspensos até Sernada

Lusa | há 2 semanas

A circulação de comboios na Linha do Vouga foi hoje retomada entre Aveiro e Águeda, continuando suspensa entre Águeda e Sernada devido aos incêndios rurais.

A informação foi divulgada pela CP - Comboios de Portugal, numa atualização publicada na rede social Facebook pelas 07h20. A CP informa que também que na Linha do Douro a circulação de comboios foi retomada entre Marco de Canaveses e Régua.

Mais de 4.400 operacionais combatiam cerca de 50 fogos às 8h00

Lusa | há 2 semanas

Mais de 4.400 operacionais, apoiados por 1.600 meios terrestres, continuavam às 08h00 de hoje a combater cerca de 50 fogos rurais em Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)

Às 07h45 estavam ativos 46 incêndios no território continental que eram combatidos por 4.492 operacionais, segundo a informação disponível na página oficial da ANEPC na Internet.

Os fogos que lavram há vários dias no distrito de Aveiro continuam a ser os que mobilizam mais operacionais e outros meios.

Em Águeda, a serra ardente eclipsou a acalmia do início da noite

Lusa | há 2 semanas

Ao início da noite, previa-se para hoje uma madrugada de incêndios mais tranquila em Águeda, mas o receio do município concretizou-se de tal forma que a serra se transformou numa labareda de ansiedade para Acácio, em busca do seu irmão.

Cerca da meia-noite, o presidente da Câmara de Águeda (no distrito de Aveiro), Jorge Almeida, dirigiu-se aos jornalistas na Cumeada, numa zona residencial e industrial que já tinha observado algumas projeções de fogo, revelando algum otimismo.

"Neste momento temos aqui uma profusão de meios que gera alguma tranquilidade, mas é importante que não se falhe. O incêndio vem ali. Há uma outra frente na zona da Maçoida e outra na zona da Veiga", referiu.

Em Águeda, a serra ardente eclipsou a acalmia do início da noite

Em Águeda, a serra ardente eclipsou a acalmia do início da noite

Ao início da noite, previa-se para hoje uma madrugada de incêndios mais tranquila em Águeda, mas o receio do município concretizou-se de tal forma que a serra se transformou numa labareda de ansiedade para Acácio, em busca do seu irmão.

Lusa | 08:29 - 18/09/2024

Fique a par dos perigos da exposição ao fumo

Notícias ao Minuto | há 2 semanas

O fumo proveniente dos incêndios florestais, que continua a encobrir várias zonas de Portugal, é altamente perigoso para a saúde, devido aos gases e partículas que contém.

O portal do Serviço Nacional de Saúde 24 afirma que "os componentes do fumo de um incêndio florestal podem ser prejudiciais à saúde e provocar algumas complicações", tais como "irritação dos olhos, do nariz e da garganta; aumento das secreções/expetoração; tosse persistente; inflamação e estreitamento das vias respiratórias (edema); doenças respiratórias, como a bronquite; agravamento de doenças do coração e respiratórias; e alterações do estado de consciência (fraqueza, sonolência, desmaio).

"A inalação de fumo pode destruir células das vias respiratórias e, em casos extremos, pode afetar os níveis de oxigénio no sangue e causar insuficiência respiratória", refere também.

Leia mais aqui.

Eis as estradas cortadas devido aos incêndios

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

Fique a par das estradas que, pelas 8h00, ainda se encontravam cortadas ao trânsito devido aos incêndios:

A11 Nó Caíde de Rei;

A25 Entre Albergaria e Reigoso (Viseu);

A41 Entre Medas e Aguiar de Sousa;

A43 Entre Gondomar e A41;

EN16 Entre Cacia e Sever do Vouga;

EN222 Entre Oliveira do Douro a Freigil;

EN225 Entre Cabril e Pinheiros;

EN228 Entre Figueira Alva e Fermentel;

EN231 Entre Vila Viçosa e Mourelos (Cinfães);

EN333 Entre Talhadas e Águeda.

A24 reaberta na zona de Vila Pouca de Aguiar após corte devido a incêndio

Lusa | há 2 semanas

A Autoestrada 24 (A24) reabriu pelas 03h00 de hoje em toda a extensão na zona de Vila Pouca de Aguiar, depois de ter estado cortada devido aos incêndios que lavram no concelho, disse fonte da GNR.

Desde segunda-feira que a A24 sofre constrangimentos por causa dos fogos que atingiram o município (no distrito de Vila Real), tendo sido cortada ao trânsito entre Vila Pouca de Aguiar e Vidago (Chaves) ao início da noite de terça-feira, por causa do incêndio que lavrava na zona de Sabroso de Aguiar. 

A24 reaberta na zona de Vila Pouca de Aguiar após corte devido a incêndio

A24 reaberta na zona de Vila Pouca de Aguiar após corte devido a incêndio

A Autoestrada 24 (A24) reabriu pelas 03:00 de hoje em toda a extensão na zona de Vila Pouca de Aguiar, depois de ter estado cortada devido aos incêndios que lavram no concelho, disse fonte da GNR.

Lusa | 07:07 - 18/09/2024

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

Lusa | há 2 semanas

Mais de 50 concelhos de nove distritos do continente estão hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo máximo de incêndio estão mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Braga e Bragança.

Vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental apresentam um perigo muito elevado e elevado de incêndio, de acordo com o IPMA.

Mais de 5.500 operacionais combatiam 140 fogos às 3h30

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

Mais de 5.500 operacionais, apoiados por 1.800 meios terrestres, continuavam às 03h30 a combater 140 fogos em Portugal Continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Mais de 5.500 operacionais combatiam 140 fogos às 3h30

Mais de 5.500 operacionais combatiam 140 fogos às 3h30

Mais de 5.500 operacionais, apoiados por 1.800 meios terrestres, continuavam às 03:30 a combater 140 fogos em Portugal Continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Lusa | 04:03 - 18/09/2024

Incêndios em Cabeceiras de Basto foi dominado pelas 2h00

Lusa | há 2 semanas

O incêndio que deflagrou na noite de segunda-feira em Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga, foi considerado dominado às 02h00, avançou à Lusa a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

"Ficou dominado às 02h00", indicou fonte do Comando Sub-Regional do Ave da ANEPC, acrescentando que os operacionais continuam os trabalhos no local.

Combate às chamas em Gondomar complicado e fogo com várias frentes

Lusa | há 2 semanas

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, afirmou esta madrugada estar difícil o combate aos incêndios que lavram naquele concelho do distrito do Porto e que são várias as frentes ativas.

À Lusa, o autarca reforçou que "a situação está complicada" e que o fogo "está em várias frentes" do concelho.

Combate às chamas em Gondomar complicado e fogo com várias frentes

Combate às chamas em Gondomar complicado e fogo com várias frentes

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, afirmou esta madrugada estar difícil o combate aos incêndios que lavram naquele concelho do distrito do Porto e que são várias as frentes ativas.

 Lusa | 03:40 - 18/09/2024  

Fogo em Albergaria-a-Velha "praticamente todo fechado"

Lusa | há 2 semanas

O coordenador municipal da Proteção Civil de Albergaria-a-Velha, João Oliveira, avançou hoje que o incêndio está "praticamente todo fechado" e que mais de 40 casas foram afetadas pelas chamas.

Em declarações à Lusa, João Oliveira afirmou que o incêndio está "praticamente todo fechado", apesar de alguns reacendimentos que estão a ser prontamente a ser combatidos pelos bombeiros. De acordo com o responsável, o balanço feito pelos serviços aponta para cerca de 40 habitações afetadas pelas chamas.

"A situação está muito mais calma", indicou, avançando também que no Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha, que foi transformado em dormitório, "já não está ninguém".

"Situação está a acalmar" no incêndio de Vila Pouca de Aguiar

Lusa | há 2 semanas

A presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar afirmou esta madrugada que a "situação está a acalmar" naquele concelho de Vila Real, mas que o combate aos incêndios vai depender das condições climatéricas.

Em declarações à Lusa, Ana Rita Dias avançou que os incêndios continuam ativos, apesar de estar "mais calmos" em Sabroso e Telões, assim como em Vilela, onde requer "mais cautela".

A autarca salientou que os dois aviões que ao final da tarde de terça-feira reforçaram o combate permitiram que a situação acalmasse, mas não impediram "a mancha que preocupava de alastrar".

Fogo em Arouca? Bombeiros falam de situação gravíssima e incontrolável

Lusa | há 2 semanas

O incêndio que deflagrou terça-feira em Castro Daire alastrou a Arouca por volta das 23h00 e está esta madrugada a criar uma situação gravíssima e incontrolável no concelho vizinho, dizem fontes municipais.

"Isto está incontrolável e eu só tenho aqui os meus homens de Arouca", disse à Lusa, às 01h30, o comandante dos Bombeiros de Arouca, José Gonçalves, num estado de agitação que não lhe permitiu avançar mais dados sobre as operações nesse município do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto.

Início de cobertura

Márcia Guímaro Rodrigues | há 2 semanas

Bom dia! Damos início a um acompanhamento AO MINUTO dos incêndios que lavram em Portugal continental desde domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório