Dois aviões canadair de Espanha chegam hoje a Portugal

Dois aviões canadair de Espanha chegam esta segunda-feira a Portugal para combater os incêndios que lavram no país ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, disse à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna (MAI).

POMBAL, PORTUGAL - JULY 14: A Canadair CL-415 fire-fighting aircraft from Italy takes part in firefighting operations at Gesteira de Baixo on July 14, 2022 in Pombal, Portugal. Wildfires have swept across the central part of the country amid temperatures

© Getty Images

Lusa
16/09/2024 14:08 ‧ 16/09/2024 por Lusa

País

Canadair

Além destes dois aviões pesados de Espanha, estão também previstos chegar a Portugal outros dois meios aéreos de França, segundo o MAI.

 

Fonte da Proteção Civil disse entretanto à Lusa que também já manifestaram disponibilidade para apoiar Portugal a Itália e a Grécia, com dois aviões canadair cada, totalizando oito os meios aéreos que podem chegar a Portugal através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

O reforço destes oito meios aéreos de combate a incêndios surge após o pedido feito à União Europeia, numa altura em que vários incêndios estão a atingir o país, sobretudo no distrito de Aveiro.

No domingo, o Governo declarou situação de alerta para todo o território do continente até às 23:59 de terça-feira devido ao agravamento do perigo de incêndios rurais.

A fonte do MAI disse ainda à Lusa que o secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, está a acompanhar a situação na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo o último balanço da ANEPC, ao final da manhã de hoje estavam ativos 36 incêndios, que mobilizavam mais de 2.100 operacionais, apoiados por 645 viaturas e 32 meios aéreos.

[Notícia atualizada às 14h27]

 

Leia Também: 70 pessoas retiradas e imóveis atingidos pelo fogo no Norte e Centro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas