Mais de 100 bombeiros e 8 meios aéreos combatem fogo em Freixo de Espada à Cinta
Mais de uma centena de bombeiros apoiados por oito meios aéreos combatem um incêndio em Mazouco, em Freixo de Espada à Cinta, que deflagrou hoje ao início da tarde, disse à Lusa o presidente da câmara.
© Lusa
País Incêndios
"Neste momento o incêndio que arde com bastante intensidade está ser combatido por 150 bombeiros portugueses e espanhóis, que estão a ser apoiados por nove meios aéreos [entretanto um foi retirado], sendo a nossa maior preocupação dele ir para a frente que está a direcionar-se para a aldeia de Mazouco", explicou Nuno Ferreira.
De acordo com o autarca do sul do distrito de Bragança, a preocupação é não deixar entrar o fogo na floresta que ladeia a aldeia de Mazouco e para onde se estão a concentrar todos os meios disponíveis como máquinas de rasto.
"Prevemos horas de intenso trabalho para travar este incêndio, mas para já não há bens ou pessoas em perigo", vincou o autarca.
O primeiro aleta foi dado as 13:29.
Mazouco é uma localidade que está em pelo coroação do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).
Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) no local estavam pelas 17:55 104 operacionais portugueses, apoiados por 29 veículos e oito meios aéreos.
Leia Também: Fogo em mato em Tabuaço em fase de resolução
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com