Depressão vai afetar o tempo. Setembro deverá arrancar com chuva e vento

Deverá chover a Norte, pelo menos, no início da semana. Estado do tempo com "elevada incerteza". Temperaturas descem.

Notícia

© Horacio Villalobos - Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
30/08/2024 17:51 ‧ 30/08/2024 por Notícias ao Minuto

País

IPMA

Na próxima semana, a previsão meteorológica para Portugal continental apresenta "elevada incerteza" devido a uma depressão, que se localizará entre a Península Ibérica e as Ilhas Britânicas. Embora não haja grande certezas sobre precipitação ou vento, sabe-se que a temperatura vai diminuir, em especial a mínima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

 

"À semelhança do que tem ocorrido na presente semana, a previsão meteorológica para a próxima semana no Continente apresenta elevada incerteza, algo que não se verificava em meados do mês de agosto", realça o IPMA, numa nota divulgada nas redes sociais.

"Na próxima semana, a primeira de setembro, a incerteza está relacionada com uma depressão com expressão em altitude, que se localizará entre a Península Ibérica e as Ilhas Britânicas, e que se traduzirá, para o Continente, em incertezas em relação à precipitação e ao vento, havendo menos incerteza em relação à temperatura", acrescenta.

Assim, no Continente, "a temperatura do ar irá apresentar valores inferiores aos registados na presente semana, em especial a temperatura mínima, que registará valores entre 8 e 17 °C, deixando de haver noites tropicais no sotavento algarvio". Por sua vez, a temperatura máxima "irá apresentar valores entre 28 e 32 °C no Sul e vale do Tejo e entre 21 e 28 °C no restante território".

"Em associação à passagem de uma superfície frontal fria de fraca atividade" na segunda-feira, o IPMA refere que na segunda e terça-feira "existe uma probabilidade de 20 a 40 % de ocorrência de precipitação na região Norte". É "expectável também o aumento da intensidade do vento no litoral oeste no início da semana, mas como referido com incerteza em relação à sua intensidade". 

Leia Também: PJ apreende mais de 6,5 toneladas de cocaína. Há três detidos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas