Os mais de 70 elementos da Força Operacional Conjunta que vão ajudar a combater o fogo ativo na Madeira, aterraram na madrugada deste domingo na ilha, a bordo de um avião KC-390 da Força Aérea Portuguesa.
A Força Aérea divulgou imagens do momento - que pode ver na fotogaleria acima - e adiantou que o avião "KC-390, da Esquadra 506 - 'Rinocerontes', descolou pelas 23h40, de sábado, do Aeródromo de Trânsito N.º 1, na Portela, em direção ao Aeroporto Internacional da Madeira, onde aterrou por volta da 01h30, sob condições meteorológicas adversas".
De notar que o vento tem estado a condicionar o movimento no Aeroporto Internacional da Madeira -- Cristiano Ronaldo. Este domingo, por exemplo, nenhum avião conseguiu aterrar ou descolar.
Além da equipa, composta por 76 elementos, o avião transportou também "material" para o combate ao incêndio.
Esta Força Operacional Conjunta é constituída por elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Bombeiros Voluntários, Guarda Nacional Republicana, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e Instituto Nacional de Emergência Médica.
O secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, acompanhou na noite de sábado a partida deste contingente para o Funchal. O governante aproveitou a ocasião para agradecer a "todos os operacionais que desde quarta-feira, de uma forma incansável, lutam para proteger" a população madeirense.
Já à chegada, os 76 elementos da Força Operacional Conjunta foram recebidos pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que manifestou "gratidão e agradecimento" a esta equipa, bem como ao primeiro-ministro e ao ministro dos Negócios Estrangeiros.
Leia Também: Ao 4.º dia, incêndio na Madeira não dá tréguas. Reforços já no terreno