Padre Guilherme que estais no set: DJ "em ascensão" é destaque lá fora
A Agência France-Presse descreve o Padre Guilherme como "uma estrela em ascensão" na música eletrónica - e quem o ouve diz que o também DJ "junta dois mundos supostamente diferentes", e que o faz "muito bem".
© FILIPE AMORIM/AFP via Getty Images
País Música
Um ano depois de ter sido destaque na Jornada Mundial da Juventude, onde, em Lisboa, 'acordou' os jovens que estavam no evento religioso, o Padre Guilherme volta a despertar atenções, na imprensa internacional.
"Com grandes batidas e um colarinho clerical, o Padre Guilherme tornou-se numa improvável estrela em ascensão na música eletrónica portuguesa", escreve a Agência France-Presse (AFP) esta quarta-feira.
A agência de notícias destaca que, para além dos 'seguidores' da religião católica, o Padre Guilherme tem mais de 900 mil utilizadores que acompanham o seu trabalho no Instagram, onde partilha o seu trabalho - musical e religioso.
"Os jovens estão nos festivais, nos clubes e muitos estão completamente fora da Igreja. É [preciso] chegar a eles com uma mensagem de esperança, fé, tolerância, harmonia e de paz na sua vida. A música eletrónica acaba por ser este toque pessoal que permite chegar onde não é fácil", refere o Padre Guilherme à agência de notícias.
Nas imagens captadas pela agência, a mesma ainda conta que tanto em território nacional como em concertos 'lá fora', o artista é recebido como uma "estrela 'rock'", e aponta que muitos dos seus sets misturam a música com partes do discurso do Papa Francisco.
A AFP falou ainda com alguns ouvintes, e um deles é Filipe Barroso, que conta à agência que é "fantástico ver o paralelismo da Igreja, de ser um padre que passa som e é bom no que faz". E acrescenta: "É juntar dois mundos supostamente diferentes e opostos e ele fá-lo muito bem e com muita qualidade".
VIDEO: Armed with big beats and a clerical collar, Father Guilherme has become an unlikely rising star in Portugese electronic music, a medium he uses to transmit "a message of hope and faith" to young people, many of whom are not at all religious. pic.twitter.com/ApXHILSmbO
— AFP News Agency (@AFP) August 14, 2024
A agência conta ainda a história de como tudo começou, referindo que o Padre Guilherme teve a ideia de juntar estes dois mundos numa viagem que fez com soldados portugueses ao Afeganistão e decidiu tirar cursos relacionados com a música eletrónica. "Espera que a sua música chegue a uma audiência que normalmente não vai à Igreja", lê-se na publicação.
Leia Também: Neopop volta a Viana do Castelo para dias e noites de música eletrónica
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com