Portugal recebe apoio técnico para aplicação de pacto migratório da UE

Portugal é um dos nove Estados-membros que vai receber apoio técnico, no âmbito da entrada em vigor do pacto migratório da União Europeia (UE), para a elaboração do plano nacional de execução, divulgou hoje a Comissão Europeia.

comissão europeia

© Shutterstock

Lusa
01/08/2024 12:00 ‧ 01/08/2024 por Lusa

País

Migrações

De acordo com um comunicado do executivo comunitário, na sequência da entrada em vigor do Pacto em matéria de Migração e Asilo e da adoção do Plano de Aplicação Comum (PCI) em 12 de junho de 2024, será prestado, a partir de hoje, "apoio personalizado e aconselhamento especializado a nove Estados-membros através do Instrumento de Assistência Técnica".

 

Portugal, Bélgica, Chéquia, Alemanha, Estónia, Grécia, Irlanda, Itália e Roménia apresentaram pedidos de apoio e recebem agora aconselhamento especializado durante quatro meses, até ao final de novembro de 2024.

A Comissão apoiará Portugal na conceção do futuro modelo de governação para a execução do plano nacional de execução do pacto, nomeadamente em seis componentes, a começar pelo sistema comum de informação sobre migração e asilo, Eurodac.

Um novo sistema de gestão dos fluxos migratórios nas fronteiras externas da UE, procedimentos justos de asilo, e reinstalação, inclusão e integração de refugiados serão também temas incluídos no apoio técnico de Bruxelas.

Os planos nacionais de execução do pacto migratório da UE devem ser apresentados à Comissão Europeia até ao início de dezembro.

Leia Também: BE diz que Marcelo está "determinado" na revisão da lei da imigração

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas