MNE (também) enviou nova documentação à CPI ao caso das gémeas

Em causa está um ofício em que consta documentação relacionada com o processo de obtenção de nacionalidade das crianças.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
31/07/2024 23:52 ‧ 31/07/2024 por Notícias ao Minuto

País

Caso das gémeas

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) também fez chegar à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) um ofício com documentação sobre o processo de naturalização das gémeas luso-brasileiras com atrofia muscular espinhal que foram tratadas com Zolgensma, um medicamento que custa mais de dois milhões de euros, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

 

A informação foi avançada pelo Correio da Manhã e confirmada pelo Notícias ao Minuto.

Este ofício foi, inclusivamente, mencionado pela antiga secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, na sua audição, que decorreu a 19 de julho, segundo fonte do MNE.

Em causa está documentação relacionada com o processo de obtenção de nacionalidade das crianças.

Recorde-se que também a consultora para os Assuntos Sociais, Sociedade e Comunidades da Casa Civil do Presidente da República, Maria João Ruela, remeteu à CPI dois novos e-mails sobre o caso que não constavam do dossiê da Presidência da República, um dos quais correspondia à instrução para "levar a cabo as diligências".

"Chegaram os elementos que nós dissemos desde o início que faltavam por faltar uma ligação óbvia, entre o Presidente da República e um dos seus assessores, e, depois, entre o chefe da Casa Civil e Maria João Ruela, para que começasse a levar a cabo as diligências", adiantou o presidente do partido de extrema-direita Chega, André Ventura, esta quarta-feira.

O parlamentar considerou ainda que a atuação de Ruela está "no limitar da ilegalidade", uma vez que "ocultou ao Parlamento, à Procuradoria-Geral da República (PGR) e a entidades administrativamente instigadas para o efeito elementos fundamentais para a análise do processo decisório".

Leia Também: Gémeas? Marcelo vai decidir se responde à CPI no fim das audições

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas