"Esperamos, em duas ou três horas, segundo a informação que me deram os operacionais, termos o incêndio controlado, mas isto é muito subjetivo, não tenho a certeza se será possível", disse à agência Lusa Leopoldo Rodrigues, ao final da tarde.
Segundo o autarca, chegou a ser equacionado evacuar a aldeia de Martim Branco, onde residem cerca de 200 pessoas, "por precaução", mas "o fogo mudou de direção" e já não vai ser necessário deslocar os habitantes daquela Aldeia do Xisto.
Leopoldo Rodrigues salientou que a situação "ainda está complicada" e que, além dos 318 operacionais, das 94 viaturas e dos nove meios aéreos mobilizados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, estão também a combater as chamas duas máquinas de rasto e está uma outra a caminho.
De acordo com o edil, a as condições de combate ao incêndio "são favoráveis", embora as temperaturas estejam elevadas e exista algum vento.
"Temos de ter aqui algumas preocupações. Temos de ser muito cautelosos e focar-nos muito na intervenção", acrescentou Leopoldo Rodrigues.
O alerta foi dado às 15h45 e as chamas começaram na zona da aldeia de Padrão, freguesia de Almaceda, mas progrediram em direção a Martim Branco.
Leia Também: Fogo em Castelo Branco mobiliza centenas de bombeiros e nove meios aéreos