A princesa Leonor, filha do Rei Filipe VI de Espanha, agradeceu a "hospitalidade" e o "imenso carinho" do povo português, durante uma visita oficial a Lisboa, a primeira da sua carreira política, esta sexta-feira.
Leonor foi recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, e fez um breve discurso a enaltecer a relação entre os dois países.
"Quero brindar por estas magníficas relações, por vossa excelência, querido Presidente Rebelo de Sousa, e pelo querido povo português, que tanto estimo", disse Leonor, cerca de dez anos após os seus pais, Felipe e Letizia, terem visitado Portugal pela primeira vez desde a sua proclamação como reis, em 2014.
Leonor recordou como os pais, "que tantas vezes aqui estiveram", falaram-lhe "com muito carinho, com saudade, das suas visitas a Portugal, do amor que receberam nas suas ruas e de como os fizeram sentir-se em casa".
"É assim que me sinto hoje. Esta é uma viagem pela qual estava ansiosa e que me deixa muito feliz", concluiu.
Durante o mesmo brinde, Leonor afirmou que Portugal e Espanha "partilham uma vizinhança que vai muito além da simples proximidade geográfica, uma vizinhança que abarca muitas dimensões e que se traduz numa amizade sincera e num respeito profundo e mútuo entre dois países".
Marcelo Rebelo de Sousa condecorou a Princesa das Astúrias com a grã-cruz da Ordem Militar de Cristo, como "uma homenagem a vossa alteza, ao Reino de Espanha, à nossa amizade para sempre".
Numa nota publicada no site oficial da Presidência da República, lê-se que o chefe de Estado português "recebeu a Princesa das Astúrias no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, no início da sua primeira visita oficial a Portugal, à semelhança do que aconteceu quando o Presidente Mário Soares recebeu o então Príncipe das Astúrias aquando da sua primeira visita oficial a Portugal em 1991".
Leia Também: Marcelo condecorou princesa Leonor de Espanha com a Ordem de Cristo