Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 25º

Basílio Horta eleito presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), foi hoje eleito presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa (AML), sucedendo no cargo à autarca Carla Tavares, eleita eurodeputada, disse à agência Lusa fonte daquele órgão.

Basílio Horta eleito presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa
Notícias ao Minuto

13:16 - 11/07/24 por Lusa

País Basílio Horta

O autarca de 80 anos, independente eleito pela lista do PS, já tinha assumido a presidência da AML entre 2015 e 2017.

 

Na reunião, realizada de forma presencial, foram também eleitos (em lista única) como vice-presidentes para o mandato 2021-2025, o vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Luís (PSD), e a presidente da Câmara de Almada, Inês Medeiros (PS).

A atual mesa da presidência da AML cessa funções na sequência da eleição da presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares (PS), que presidia ao órgão, e do presidente da Câmara de Mafra, Hélder Sousa Silva (PSD), como eurodeputados, nas eleições europeias de dia 09 de junho.

Entretanto, Hélder Sousa Silva já anunciou que vai cessar funções como presidente da Câmara de Mafra no dia 16 de julho, sucedendo-lhe no cargo Hugo Luís, atual vice-presidente.

Já a comissão executiva da AML não sofreu mudanças e mantém Carlos Humberto (CDU) como primeiro secretário metropolitano e Irene Veloso, Filipe Ferreira, Emanuel Costa e Carla Lopes como secretários metropolitanos.

O Conselho Metropolitano é o órgão deliberativo da AML, constituído pelos presidentes das câmaras municipais dos 18 municípios que integram a área metropolitana.

Fazem parte da AML os municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Leia Também: Basílio Horta fez a entrega ao SNS do edíficio do novo hospital de Sintra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório