Meteorologia

  • 23 JULHO 2024
Tempo
34º
MIN 23º MÁX 38º

"Imagens assustadoras". Cão resgatado de casa sem condições na Madeira

Na residência vive, alegadamente, um homem "de mente frágil" que precisa de ajuda.

Notícias ao Minuto

13:15 - 11/07/24 por Notícias ao Minuto

País Animais

A Associação Ajuda a Alimentar Cães resgatou, na quarta-feira, um cão de uma casa sem condições, na ilha da Madeira, onde alegadamente vive um homem "de mente frágil" que precisa também de ajuda.

Nas imagens, partilhadas pela associação, vê-se as várias divisões da casa com lixo amontoado e muito sujas.

"As imagens são assustadoras. É incompreensível e inacreditável que alguém viva nestas condições. Mas vive. E vive também um cão que foi hoje [ontem] resgatado pela Associação Ajuda a Alimentar Cães porque o apartamento foi penhorado e o tutor vai embora em breve", começam por contar os responsáveis pela associação, numa publicação partilhada na página de Facebook da mesma, onde também deixaram duras críticas às "entidades responsáveis" por casos como este.

"Temos pena que as entidades responsáveis nunca tenham feito nada para realmente ajudar este senhor que já esteve internado várias vezes na Casa São João de Deus, mas depois regressava sempre para estas condições de insalubridade", dizem, garantindo que alertaram "dezenas de vezes a assistente social responsável pelo caso dele sobre as condições que vivia" com o seu animal.

"Nunca foi feito absolutamente nada. Sabemos que os vizinhos também pediram ajuda muitas vezes. Nenhuma entidade ajudou. Ninguém ajudou", atiram ainda.

À partida poderia-se pensar que se trata de uma pessoa alcoólica, toxicodependente ou com qualquer outro vício, a associação garante que não. "É apenas uma pessoa com um bom coração mas com a mente frágil e que precisa de ajuda".

Apesar das condições em que vivia, o Shiva, como se chama o cão agora resgatado, foi, segundo a associação, "sempre bem tratado pelo seu tutor".

A Ajuda a Alimentar Cães pede agora ajuda para encontrar um lar para o animal, garantindo que este "é muito amoroso". Em breve, o cão de porte médio será castrado.

Leia Também: Cadela e crias resgatadas após serem "abandonadas ao sol" no Montijo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório