Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 19º MÁX 27º

Escola da Horta danificada pelo furacão Lorenzo vai ser reparada cinco anos depois

A Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), na ilha do Faial, nos Açores, vai ser reabilitada, cinco anos depois dos estragos provocados na sua cobertura pelo furacão Lorenzo, que atravessou a região em outubro de 2019.

Escola da Horta danificada pelo furacão Lorenzo vai ser reparada cinco anos depois
Notícias ao Minuto

13:00 - 11/07/24 por Lusa

País Açores

"Talvez fosse mais rápido e, quiçá, aliviador do Orçamento da região se, como uma parte das patologias identificadas tiveram a ver com danos que decorreram do fenómeno do furacão Lorenzo, esta intervenção tivesse sido feita há mais tempo", admitiu o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, no auto de consignação da obra, hoje de manhã, na Horta.

 

O furacão, que danificou também dezenas de moradias e infraestruturas portuárias nos Açores, provocou estragos em algumas salas de aula, num dos pavilhões e no auditório escolar, que tem estado encerrado desde então.

Contudo, estas obras, orçadas em mais de meio milhão de euros, não integraram a listagem inicial dos danos provocados pelo Lorenzo.

"Isso teria desonerado em pelo menos 85% o Orçamento regional", admitiu o chefe do executivo (PSD/CDS-PP/PPM), acrescentando, porém, que hoje o Governo Regional, ao qual preside desde 2020, "está focado na resolução do problema".

Bolieiro alertou para a necessidade de se "programar a manutenção e a requalificação do património edificado" que é considerado "essencial à prestação de serviços públicos" nos Açores.

A empreitada agora consignada à empresa Conduril Engenharia -- Açores S.A. terá um prazo de execução de 180 dias (seis meses) e deverá ter início ainda esta semana.

Inclui a substituição dos sistemas de impermeabilização das coberturas do edifício escolar, assim como a pintura do interior e do exterior de algumas salas, o tratamento de fissuras e peitoris, a reparação de elementos de betão armado e a substituição de tetos falsos.

Apesar dos danos, as aulas têm funcionado normalmente na escola secundária.

Leia Também: Açores. Ala nascente do HDES abre com "total segurança" no dia 15

Recomendados para si

;
Campo obrigatório