UA cria instrumento de rastreio para alterações de linguagem em crianças
Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um instrumento de rastreio que identifica alterações de linguagem em crianças, permitindo a deteção precoce de possíveis dificuldades linguísticas, informou hoje fonte da academia.
© iStock
País Aveiro
Segundo uma nota da academia, o novo instrumento, denominado "RLI 2-3: Rastreio de Linguagem Infantil 2-3 anos", tem como objetivo identificar precocemente alterações de linguagem em crianças com idades entre os 2 e os 3 anos.
Desenvolvido no âmbito do Mestrado em Terapia da Fala da UA, o RLI 2-3 visa ainda analisar diversos domínios linguísticos, entre os quais os domínios léxico-semântico, fonológico, morfossintático e pragmático, avaliando a produção linguística das crianças.
Segundo a mesma fonte, o instrumento de rastreio foi concebido para ser utilizado tanto por profissionais de saúde como por profissionais de educação que contactem com crianças como terapeutas da fala, pediatras, educadores de infância e outros cuidadores, o que "permite ampliar o alcance deste instrumento e possibilita a identificação precoce de possíveis dificuldades linguísticas".
"Durante a aplicação do RLI 2-3 são realizadas análises abrangentes nos diferentes domínios linguísticos, permitindo uma avaliação criteriosa do desenvolvimento da criança nesses aspetos. O objetivo é determinar se a linguagem da criança está a seguir um padrão típico de desenvolvimento ou se há indícios de necessidade de encaminhamento para uma avaliação especializada em terapia da fala", refere a mesma nota.
Ainda de acordo com a UA, o RLI 2-3 proporciona "uma visão completa do panorama linguístico da criança, contribuindo para a deteção precoce de possíveis dificuldades na linguagem", fundamental para maximizar os resultados positivos em casos de alterações linguísticas.
No âmbito da parceria da UA com a empresa Trilhos de Mudança, este instrumento encontra-se licenciado para exploração comercial, tendo sido apresentado no IV Encontro em Linguística Aplicada, realizado em maio, e estará brevemente disponível à comunidade clínica e científica.
Leia Também: Partido de Salvini propõe acabar com vacinas obrigatórias para crianças
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com