Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 26º

Piaget de Silves vai ter unidade de apoio à saúde mental para 36 utentes

A Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Silves, no distrito de Faro, vai acolher unidades residenciais de apoio à saúde mental, com capacidade total para 36 utentes, concretizando pela primeira vez uma resposta prevista desde 2006.

Piaget de Silves vai ter unidade de apoio à saúde mental para 36 utentes
Notícias ao Minuto

09:03 - 25/06/24 por Lusa

País Saúde mental

O Algarve será "a primeira região do país a implementar", com apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), uma Unidade de Dia e Promoção da Autonomia da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), "um tipo de unidade previsto desde 2006, mas só agora concretizado", informou o Instituto Piaget, em comunicado.

O projeto resulta de um protocolo de colaboração entre o Instituto Piaget, a Associação Amigos dos Pequeninos de Silves e o Município de Silves, e pretende "enriquecer as respostas nos cuidados de saúde mental" no Algarve e no Baixo Alentejo, alargando a RNCCI em lugares de cuidados continuados integrados de saúde mental (CCISM).

Este equipamento visa proporcionar "cuidados integrados de suporte, promoção de autonomia e apoio social, em regime ambulatório, a pessoas com diferentes níveis de dependência", e estará preparado para receber "utentes de diversas idades, incluindo crianças adolescentes e adultos", realçou a instituição.

"Além de todos os benefícios para a comunidade com o alargamento da rede nacional de cuidados continuados integrados de saúde mental, este projeto vai também contribuir para a formação de profissionais especializados na área do apoio à saúde mental", destacou Rui Tomás, secretário-geral do Instituto Piaget, citado na nota.

As instalações serão ainda "uma excelente plataforma para a realização de estágios profissionais ou curriculares", fomentando a criação de novos postos de trabalho na região, frisou aquele responsável.

A parceria com o Instituto Piaget, que cede à Associação Amigos dos Pequeninos uma parte das suas instalações disponíveis no campus de Silves, é financiada no âmbito do PRR, cujo contrato faz parte de um investimento global de 1,4 milhões de euros destinado a reforçar a resposta da RNCCI na região do Algarve.

Este investimento enquadra-se na componente Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e Rede Nacional de Cuidados Paliativos, do PRR.

"A implementação deste novo equipamento de saúde mental na Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Silves é um passo importante para a melhoria da prestação de cuidados de saúde na região. Estamos convictos de que contribuirá para reforçar a resiliência do sistema de saúde e assegurar uma maior igualdade de acesso a serviços de qualidade na área da saúde mental e dos cuidados continuados integrados", concluiu Rui Tomás.

Leia Também: Populações afetadas pelos incêndios de 2017 ainda procuram ajuda médica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório