Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 27º

Calor regressa esta semana, mas com "diferenças regionais significativas"

Segundo o IPMA, "haverá diferenças ao longo da semana, com o dia mais quente a ocorrer na segunda-feira".

Calor regressa esta semana, mas com "diferenças regionais significativas"
Notícias ao Minuto

08:35 - 23/06/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

O calor vai voltar já este fim de semana e deverá prolongar-se ao longo da próxima semana, atingindo "valores da temperatura do ar próximos do normal para a época do ano", de acordo com a previsão do estado de tempo para a semana entre 24 de junho e 1 de junho do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, "haverá diferenças ao longo da semana, com o dia mais quente a ocorrer na segunda-feira", mas as "diferenças regionais serão significativas".

Por exemplo, as regiões no interior a sul do Tejo deverão atingir temperaturas máximas superiores a 35ºC, mas no interior a norte do Tejo esperam-se temperaturas máximas entre os 25ºC e os 33ºC. Os "valores acima de 30ºC ocorrerão na região de Castelo Branco, Ribatejo e em alguns locais do vale do Douro". 

Já na parte mais ocidental do território, a temperatura máxima deverá ter valores inferiores a 30°C, devendo ser inferiores a 25°C no litoral a norte de Lisboa. 

Também a temperatura mínima terá "algumas diferenças", atingindo valores entre os 12ºC e os 16ºC no interior das regiões Norte e Centro e entre os 15ºC e 20ºC na região Sul.

Segundo explica o IPMA, "estas diferenças regionais da temperatura estão associadas ao regime do vento" devido a um anticiclone dos Açores que se irá intensificar "em direção ao norte da Península Ibérica".

Este anticiclone com uma "depressão térmica, centrada na região de Madrid", irá provocar uma "corrente de norte forte sobre o território do Continente". "Assim, na próxima semana, no litoral oeste e também no Barlavento Algarvio, o vento soprará em regime de nortada forte - vento de norte ou noroeste, soprando forte no período da tarde e início da noite", lê-se em comunicado.

Por último, poderá contar com céu "em geral limpo no interior", mas é provável a "ocorrência temporária de nebulosidade no litoral oeste". Não deverá também chover, pelo menos em "quantidades significativas"

Leia Também: Portugal a 'amarelo' devido à chuva e trovoada (mas há uma exceção)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório