Meteorologia

  • 04 OCTOBER 2024
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 25º

Docentes pedem à Galiza que mantenha oferta no ensino de português

A Associação de Docentes de Português na Galiza pediram hoje à Conselleria de Educação da Junta da Galiza que mantenha as três vagas existentes de língua portuguesa na Escola Oficial de Idiomas (EOI) de Lugo no próximo ano letivo.

Docentes pedem à Galiza que mantenha oferta no ensino de português
Notícias ao Minuto

18:03 - 19/06/24 por Lusa

País Galiza

Em comunicado enviado à Lusa, a associação explicou que a EOI de Lugo "dispõe até hoje de uma procura consolidada e de três docentes de português: dois definitivos e um interino", mas "a direção do centro informou recentemente ao departamento o intuito de suprimir a vaga completa interina".

"O governo galego manifestou, em diversas ocasiões e contextos, que concorda com a promoção e avanço da oferta de português [...]. Recentemente debateu-se no plenário do parlamento galego o cumprimento desta Lei. Neste debate acordou-se reforçar a presença do português nas escolas galegas", descreve aquela entidade.

A associação pretende, por isso, que a Conselleria de Educação do governo da Galiza diligencie no sentido de que as matriculas para a aprendizagem de português tenham "a mesma oferta e critérios que se utilizam com as outras línguas da escola que contam com números semelhantes".

A Lusa tentou, sem sucesso, obter um comentário da Conselleria de Educação da Xunta da Galiza.

Leia Também: Fraude no Instituto de Gestão Financeira da Educação. Presidente de saída

Recomendados para si

;
Campo obrigatório