Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
38º
MIN 18º MÁX 38º

Circulação na Avenida da Boavista restituída em ambos os sentidos

A circulação rodoviária da Avenida da Boavista foi restituída em ambos os sentidos, informou hoje a Metro do Porto, acrescentando que os trabalhos da empreitada do 'metrobus' permanecem no corredor central e na Avenida do Marechal Gomes da Costa.

Circulação na Avenida da Boavista restituída em ambos os sentidos
Notícias ao Minuto

15:58 - 19/06/24 por Lusa

País Porto

Numa publicação no seu 'site', a Metro do Porto afirma que "a normalidade na Avenida da Boavista foi restituída, durante o dia de ontem [terça-feira], à população portuense na sua plenitude e antes das festas de São João, conforme havia sido prometido".

Segundo a Metro, a Avenida da Boavista "não só ficou desimpedida de constrangimentos de obra, como foi devolvida com uma série de melhorias", como novos passeios, sistema de semaforização, sinalização e iluminação.

A circulação rodoviária entre a rotunda da Boavista e a interseção com a Avenida Marechal Gomes da Costa foi restituída nas duas vias, em ambos os sentidos, continuando a Metro do Porto a trabalhar no corredor central da avenida e na Avenida Marechal Gomes da Costa, nomeadamente na construção das sete estações do 'metrobus' (Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império).

Durante os últimos 16 meses, a circulação sofreu diversos impedimentos e alterações de trânsito devido à obra do 'metrobus', que ligará a Casa da Música à Praça do Império.

O prazo para a conclusão da obra de conceção e construção do 'metrobus' do Porto tem como data limite 23 de agosto e o primeiro veículo a hidrogénio deverá chegar entre o final de setembro e início de outubro, segunda a Metro do Porto.

A partir de hoje, também o acesso à rotunda através da avenida foi retomado, avança a metro.

As condicionantes à circulação na rotunda (Praça Mouzinho de Albuquerque) permanecem até sábado, indicou à Lusa fonte da Metro, acrescentando que a própria rotunda fica desimpedida no dia 20 de julho, no âmbito da empreitada da Linha Rosa, que ligará São Bento à Casa da Música.

Aquando da apresentação do programa das festividades do São João, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, adiantou que o município estava a tentar distribuir os empresários das diversões que ficariam na Boavista por outras zonas da cidade e a estudar a possibilidade de instalar a roda gigante noutro local.

"Temos pena do que se passa na rotunda da Boavista (...) Foi-nos anunciado que tudo aquilo iria estar desimpedido no início do mês, mas basta lá passar para perceber que não vai ser assim", afirmou Rui Moreira.

Ao contrário de outros anos, a rotunda da Boavista não tem a habitual zona de diversões "devido a constrangimentos logísticos" das obras da Metro do Porto.

"A Metro tem-nos surpreendido sempre com o facto de as previsões não baterem certo de qualquer maneira", referiu então o autarca, defendendo, no entanto, que a cidade tem de viver com os constrangimentos das obras.

"Não podemos fazer disso também um drama, a cidade do Porto vai festejar o São João condignamente", referiu.

Questionado sobre o que aconteceria aos empresários de equipamentos de diversão da Boavista, Rui Moreira afirmou que o município está a tentar distribuí-los por outras zonas da cidade, assim como a estudar a possibilidade de instalar a roda gigante noutro local da cidade.

"Estamos a pensar se a conseguimos instalar e onde, não é evidente. De resto, vamos conseguir certamente contentar os empresários, mas não é fácil a substituição de sítio, sobretudo para a roda gigante", referiu, dizendo que os empresários estão "muito desapontados" por não se instalarem na Boavista.

Leia Também: Obra do 'metrobus' condiciona Avenida da Boavista na próxima semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório