Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 32º

Primeiro grupo de soldados ucranianos feridos já chegou a Portugal

Os militares partiram de território ucraniano na manhã de quinta-feira em direção a Varsóvia, capital da Polónia, e daí fizeram a viagem para Lisboa, num voo regular da TAP.

Notícias ao Minuto

22:20 - 14/06/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Guerra na Ucrânia

O primeiro grupo de 15 soldados feridos na guerra na Ucrânia chegou a Portugal, esta sexta-feira, para iniciar uma recuperação no novo centro de reabilitação de Ourém.

Os militares partiram de território ucraniano na manhã de quinta-feira em direção a Varsóvia, capital da Polónia, e daí fizeram a viagem para Lisboa, num voo regular da TAP.

O grupo foi recebido no Aeroporto Humberto Delgado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e depois seguiu para Aldeia Nova, em Ourém, onde se localiza o centro, que foi criado a partir da recuperação de um antigo seminário, com o apoio de diversas empresas e da sociedade civil.

"São todos com membros amputados, mas já estão estabilizados, já foram operados e já estão com a prótese temporária. Vão agora ter tratamento de reabilitação no sentido de começarem a aprender a andar, a usar as próteses", afirmou Ângelo Neto, tesoureiro da Ukrainian Refugees UAPT, à Lusa 

"Em termos clínicos estão estabilizados, mas psicologicamente muito debilitados", acrescentou.

No novo centro, que será inaugurado no sábado, os militares serão acompanhados por quatro fisioterapeutas do exército ucraniano, que ajudarão na tradução com os fisioterapeutas bilingues disponibilizados pela associação Ukrainian Refugees UAPT.

Pode ver, na galeria acima, imagens da chegada dos militares ucranianos.

Leia Também: Putin diz estarem envolvidos 700 mil soldados na ofensiva contra Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório