Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 15º MÁX 26º

Porto. Derrame de ácido nítrico faz 5 feridos no Instituto Ricardo Jorge

Ferimentos foram causados por "queimaduras" e inalação de produto tóxico, numa situação que decorreu no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Edifício foi evacuado.

Porto. Derrame de ácido nítrico faz 5 feridos no Instituto Ricardo Jorge
Notícias ao Minuto

13:01 - 14/06/24 por Teresa Banha com Lusa

País Porto

Cinco pessoas ficaram feridas, esta sexta-feira, depois do derrame de ácido nítrico no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no Porto.

A informação foi avançada pela CNN Portugal e, entretanto, confirmada pelo Notícias ao Minuto junto do Comando Distrital de Operações de Socorro.

De acordo com o que a mesma fonte adiantou ao Notícias ao Minuto, as vítimas ficaram feridas devido a "queimaduras e inalação de produto tóxico". Um dos feridos está em estado grave e os restantes quatro registaram ferimentos ligeiros.

Todos os feridos foram transportados para o Hospital de São João, no Porto. Segundo o que o CDOS explicou por volta das 13h00, ainda se estava a proceder à "descontaminação de umas das vítimas".

No local estiveram elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, INEM, Polícia de Segurança Pública do Porto e Polícia Municipal.

Quinto e sexto pisos evacuados

Em declarações aos jornalistas, o comandante dos Bombeiros Sapadores do Porto, Carlos Marques, explicou que o ferido considerado grave tem queimaduras na face e que os outros quatro feridos foram vítimas da inalação de vapores.

"Foi no quinto piso, estava a ser manuseado um recipiente com ácido nítrico a 60% e houve um derrame. Originaram-se vapores e houve queimaduras na face da vítima considerada crítica", referiu o operacional.

Segundo Carlos Marques, o quinto e o sexto piso do edifício foram evacuados.

"Depois de ter feito toda a recolha de material e a descontaminação quer do local quer do nosso pessoal, também, estamos a medir com um detetor de gases se ainda existe algum vestígio da matéria perigosa em questão", acrescentou.

[Notícia atualizada às 13h33]

Leia Também: Jovem fica em estado grave após ser atacada e engolir ácido no Paraná

Recomendados para si

;
Campo obrigatório