Foi publicada em Diário da República (DR) a resolução do Conselho de Ministros que designa os membros do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
A liderar a estrutura encontra-se o economista André Filipe de Sousa da Trindade Ferreira, que trabalhou durante o ano passado com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, no Hospital de Santa Maria, segundo o semanário Expresso.
De acordo com o mesmo jornal, a primeira escolha da ministra terá sido Jaime Alves, membro da equipa demissionária da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), mas este terá recusado.
André Trindade terá como vice-presidente no conselho diretivo da ACSS Carlos Manuel Mangas Catarino Galamba de Oliveira, também ele detentor de um longo currículo no setor financeiro e de gestão.
Esta nomeação acontece "sob proposta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da saúde", para um mandato de três anos, até ao limite máximo de três renovações consecutivas, lê-se na resolução.
Os atuais membros do conselho diretivo da ACSS - até então liderados por Victor Herdeiro - cessaram o respetivo mandato a 9 de março de 2024, obrigando Ana Paula Martins a procurar novos protagonistas para a estrutura, numa altura em que também terá de substituir a equipa da DE-SNS.
As duas estruturas trabalham, aliás, em conjunto, sendo que está entre as missões da ACSS "assegurar o planeamento e gestão dos recursos financeiros do Ministério da Saúde e do SNS", bem como o "planeamento dos recursos humanos e da malha de instalações e equipamentos na área da saúde" e "a contratação da prestação de cuidados".
A resolução publicada em DR esta sexta-feira produz efeitos desde 3 de junho deste ano. Nela, explica-se ainda que a designação aconteceu sob proposta do ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, reconhecendo a "idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos" dos nomeados.
Assim, o próximo conselho diretivo da ACSS passará a ter a seguinte composição:
- André Filipe de Sousa da Trindade Ferreira, para o cargo de presidente do conselho diretivo;
- Carlos Manuel Mangas Catarino Galamba de Oliveira, para o cargo de vice-presidente;
- Sandra Isabel Baptista Brás, para o cargo de vogal;
- Paula Pinto Leite Cabral Oliveira, para o cargo de vogal.
Leia Também: "Quebra de confiança política". Administração da ULS de Viseu demite-se