Meteorologia

  • 23 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 23º MÁX 37º

Alojamento local do Porto diz que há falta de eficácia no policiamento

A Associação Alojamento Local Porto e Norte (ALPN) considerou hoje que há "falta de presença e eficácia no policiamento" naquela cidade e alertou para as "consequências trágicas" do "aumento generalizado da violência" para o Turismo.

Alojamento local do Porto diz que há falta de eficácia no policiamento
Notícias ao Minuto

17:01 - 13/06/24 por Lusa

País Porto

Numa carta dirigida à ministra da Administração Interna, a que a Lusa teve acesso, aquela identidade apela a Margarida Blasco que "não permita que ameaças à tranquilidade, à segurança e à liberdade de pessoas e bens, prossigam".

Segundo a ALPN, as recentes notícias que "denunciam crimes, furtos, roubos, assaltos, violações e um aumento generalizado da violência, têm trazido para a sociedade civil um sentimento de insegurança no presente e sobre o que poderá acontecer no futuro próximo".

Para a ALPN "existe falta de presença e, ou, eficácia no policiamento de toda a cidade [do Porto], mas principalmente nas zonas mais sensíveis e movimentadas, tendo já diversas entidades denunciado que é totalmente insuficiente e ineficaz no combate que é necessário e urgente levar a cabo no momento".

Na missiva, a ALPN alerta que tem tomado conhecimento de "pessoas que têm receio de sair à rua porque já foram assaltadas, outras impedidas de se deslocarem livremente com medo de serem a próxima vítima, vários negócios vítimas de vandalismo e com receio de serem tomados de assalto" e "turistas que são espancados em plena luz do dia".

Relata ainda "viaturas com vidros partidos que foram assaltadas a qualquer hora do dia ou da noite, assaltos a residências e até a espaços de acolhimento turístico, já para não falar do sentimento de medo na vida noturna na cidade que tem vindo a aumentar de há algum tempo a esta parte, sem que se vejam medidas de contenção efetiva".

E continua: "Por tudo isto e porque não queremos esperar por situações ainda mais gravosas, entendemos ser necessário uma exigência mais vigorosa na tomada de medidas de contenção, à semelhança do que em outras alturas já foi executado, reforçando assim os meios necessários, humanos e técnicos, para o combate eficaz, para o cumprimento da ordem pública que se exige, para a salvaguarda de pessoas e bens, e dos direitos de segurança, liberdade e tranquilidade para todos".

Aquela associação mostrou-se ainda disponível para contribuir para mitigar o problema, apresentando soluções.

"Estamos disponíveis, dentro da razoabilidade e proporcionalidade com que possamos contribuir, para que sejam adotadas medidas como o policiamento de proximidade, segurança e vigilância de ruas, recurso a guardas-noturnos, que possam surtir efeitos, mais ou menos imediatos, para o bem de todos", termina.

Leia Também: Homem é detido após arremessar pedra contra esquadra da PSP no Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório